Skip to main content

Quem procura por uma planta fácil de cuidar, vai gostar de conhecer a zamioculca. A espécie, originária da Tanzânia, na África, não tem grandes exigências ou regras para o cultivo. Suas folhas brilhantes em tons de verde escuro se desenvolvem melhor com pouca água e em áreas com luz indireta do sol. Por isso, a planta costuma ser uma boa escolha para decorar ambientes internos.

LEIA TAMBÉM: Conheça plantas que não fazem mal aos animais domésticos

Por causa de sua fama por atrair prosperidade, já que cresce e se reproduz facilmente, recebeu o apelido de “planta da fortuna''. A zamioculca faz sucesso, principalmente, entre aqueles que não têm muita prática para cuidar de plantas. Veja algumas dicas.

A zamioculca se desenvolve bem longe em ambientes internos  (Foto: Divulgação )

 

 

 

 

Origem da zamioculca

A zamioculca veio da Tanzânia, na África Oriental, e faz parte da família Araceae, a mesma do antúrio e da costela-de-Adão. O engenheiro agrônomo Maurício Andrião, explica que, apesar de ser de origem tropical, trata-se de uma planta rupestre. “É uma espécie que embora esteja acostumada com regiões chuvosas, aprendeu a sobreviver em lugares que não acumulam água, com solos pobres com alta drenagem e muitas pedras”, explica.

Pouca água e iluminação indireta

A zamioculca tem um metabolismo eficiente quando o assunto é armazenar água e outros nutrientes, portanto, solos encharcados não são bem-vindos. A espécie pertence ao mesmo grupo das suculentas e pode facilmente sobreviver dentro de casa, sem grandes cuidados.

“Em dias quentes, no verão, cultivada em vaso, você pode regar de 15 em 15 dias. No inverno pode ser até de 6 em 6 semanas. Se essa planta receber muita água, as folhas perdem o vigor e ficam amareladas. Além disso, seus talos começam a apodrecer e podem aparecer fungos”, destaca Maurício.

Também é importante atentar-se para a incidência de luz solar. A planta cresce mais saudável à sombra ou em ambientes claros, mas sem luz direta do sol. Além disso, as zamioculcas costumam  preferir ambientes com clima mais quente, de preferência acima dos 25°C.

saiba mais

Coroupita guianensis é decorativa pela beleza das flores e frutos

Como posso evitar o mofo nos talos da zamioculcas

 

Como fazer mudas?

De acordo com o especialista, as mudas podem ser feitas de duas maneiras. Uma é chamada de divisão de touceiras. “Você pode abrir o vaso, tirar toda aquela terra e dividir os talinhos junto com a raiz e os bulbos, onde a água fica reservada. Esse é o jeito mais fácil, pois se destrói um vaso, e desse vaso, é possível fazer de três a seis vasinhos”, ensina.

No outro modelo, é preciso cortar o talo da planta em sua base e replantar em outro vaso. “Você pode colocar na água esperar enraizar, vai demorar uns 10 dias, e depois plantar na terra. Ou pode plantá-la diretamente na terra com substratos. Hoje já existem produtos que agilizam o processo de enraizamento”, explica.

zamioculca (Foto: Divulgação )

 

Quando é hora de replantar?

 

Em um vaso normal, a planta vive bem entre dois e três anos, dependendo da quantidade de adubo usado. Quando não há espaço, hora de replantar. “Você tira daquele vaso e coloca em um maior. Ou você pode aproveitar e fazer mudas, dividindo as touceiras ou cortando os pequenos talos que estão debaixo da terra”, aponta.

saiba mais

10 plantas para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados

 

É uma planta tóxica

As plantas da família das Aráceas liberam um tipo de resíduo que é tóxico se for ingerido ou passado na pele. Embora os riscos de intoxicação não sejam tão altos, é recomendado que a zamioculca não esteja ao alcance das crianças, principalmente as pequenas, para evitar uma possível ingestão. O mesmo conselho vale para os pets.

Zamioculca Black

A Zamioculca Black é uma variedade da zamioculca comum. “É como se ela fosse uma divisão genética da mesma espécie, que podemos chamar de um melhoramento genético natural que tem essa característica negra”, define.

A diferença está justamente na cor. Conforme as folhas vão envelhecendo, vão ficando escuras. A cor  negra fica ainda mais acentuada se a planta ficar em um local com pouca claridade. Maurício Andrião acrescenta que a planta também é “raven”, que significa corvo em inglês.

“Ela tem essa característica por acumular pigmentos que, na nossa visão, aparecem negros. A antocianinas, por exemplo, é o mesmo pigmento que tem na uva e no mirtilo”, exemplifica.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply