Skip to main content

A Federação de Transportadores de Grãos da Argentina (Fe.Tr.A) está programando uma greve para o início da próxima semana, a partir de segunda-feira (11/04). O aumento do custo dos combustíveis é a principal queixa dos transportadores.

Entre as exigências para o término da paralisação, os trabalhadores querem que o governo aumente as tarifas de frete de grãos para que a alta nos custos de transporte sejam compensadas, principalmente a alta do óleo diesel.

LEIA TAMBÉM: Preço pago a produtor de leite bate recordes, mas setor enfrenta desafio

Greve dos caminhoneiros no Porto de Santos, em 2018 (Foto: Fellipe Abreu)

 

A Argentina é o segundo maior produtor e exportador sul-americano de soja, atrás apenas do Brasil. Inclusive, parte da produção do país é enviada para a região Sul do Brasil, as granjas em Santa Catarina recebem cargas de milho.

Falta de chuva na faixa central

Os produtores do norte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, região sul do Tocantins e Piauí continuam sem chuva nesta primeira semana de abril.

De acordo com a Rural Clima, a primeira quinzena do mês deve apresentar chuvas principalmente na região Sul. O oposto acontece na região central e no Norte. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está atuando na região mantém a chuva regular em Rondônia, Pará, noroeste do Mato Grosso, norte do Tocantins, Piauí e Maranhão.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Source: Rural

Leave a Reply