Skip to main content

Foi publicado nesta quarta-feira (06/04) as portarias que determinam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do feijão na safra 2022/23, que se inicia no próximo semestre. O documento contem recomendações do período ideal de plantio e serve de base para a análise de crédito e seguro rural feito por instituições financeiras.

Leia também: Além do feijão carioca. Conheça 9 outros tipos ricos em nutrientes

Brasil é o maior produtor e o maior consumidor mundial de feijão (Foto: Pixnio)

 

Os produtores que não seguem as recomendações estão mais expostos a riscos climáticos, o que pode gerar dificuldades na hora de aderir aos programas de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR) mantidos pelo governo federal. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

saiba mais

Produtores afetados pela seca terão descontos em parcelas de crédito rural

 

Segundo o Ministério da Agricultura, a publicação das portarias foi antecipada para permitir que produtores rurais, assistência técnica, agentes financeiros, seguradoras e demais entidades que utilizam os indicativos do Zarc possam ter mais tempo para o planejamento da safra. No Paraná,  plantio se inicia em julho e, nos demais Estados, entre os meses de setembro e outubro.

saiba mais

Garantia-safra: saiba como consultar o benefício da agricultura familiar

 

Os produtores podem conferir o período de plantio ideal para a sua região na própria portaria, pubicada no DIário Oficial, e no aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e disponível para os sistemas iOS e Android.
Source: Rural

Leave a Reply