Skip to main content

A pimenta é conhecida pelo gosto picante e é muito usada na culinária para dar mais sabor aos pratos. No Brasil, entre as mais conhecidas estão a pimenta malagueta, a dedo-de-moça, a de cheiro e a biquinho. O que nem todos conhecem são os benefícios da hortaliça. Rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, ela também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

LEIA TAMBÉM: Qual é a pimenta mais forte do mundo? Conheça as 10 mais picantes

pimenta (Foto: Reprodução/Pixabay)

 

De fácil plantio, as pimentas se adaptam melhor ao clima quente e podem ser cultivadas em todo o território nacional. As espécies têm cores, formatos e tamanhos variados, podendo ser usadas como molho, em pó, em grãos ou até como planta ornamental.

No agronegócio a pimenta envolve segmentos que vão desde pequenas agroindústrias até a exportação por empresas multinacionais. Confira a seguir sete curiosidades sobre a pimenta que vale a pena conhecer.

1- Beber água não alivia a ardência

Ao contrário do que muita gente pensa, beber um copo d’água não alivia a sensação de ardência causada pela ingestão da pimenta. Ainda que a água ajude momentaneamente, o que acontece, na verdade, é que ela "espalha" a pimenta e piora o incômodo.

Como a pimenta se dissolve na gordura, é mais indicado beber um pouco de leite ou comer um pedaço de pão para acabar com a ardência.

 

saiba mais

Conheça a pimenta habanero

 

2 -Pode ser usada para aliviar a dor

A capsaicina, composto químico encontrado em todas as pimentas, ajuda a aliviar dores musculares, de cabeça ou artrite reumatóide. A pimenta é usada como componente de adesivos que servem para diminuir as dores musculares.

3- Tem ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória

A pimenta é famosa por ser um alimento termogênico e, como acelera o metabolismo, é comum aparecer em dietas de emagrecimento. Além de aliviar dores, a capsaicina também tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, pode impedir a formação de tumores, melhora o fluxo sanguíneo e combate o envelhecimento precoce.

tv-pimenta-cultivo (Foto: Reprodução)

 

4- Existem tipos diferentes "sabor apimentado"

Você já deve ter percebido que a sensação de ardência da pimenta é diferente da causada pela mostarda ou pelo wasabi. A justificativa está nos componentes. Nas pimentas, são encontradas moléculas chamadas alquilamidas, que são maiores, mais fortes e ficam na boca por mais tempo.

Já a mostarda e o wasabi são compostos por moléculas menores, chamadas isotiocianatos, que por serem mais leves, sobem para o nariz causando a sensação de ardência nas vias nasais e não na boca.

saiba mais

3 pimentas tradicionais e fáceis de plantar para você cultivar

Como plantar pimenta-do-reino

 

5- Os níveis de ardência podem ser muito diferentes

O grau de ardência das pimentas é medido pela  'Escala de Scoville'. O cálculo da medida funciona assim: uma xícara de pimenta que precisa de mil xícaras de água corresponde a uma SHU.

Por exemplo, um molho tabasco jalapeño é considerado fraco por ter entre 600 e 800 SHUs, Já a pimenta malagueta, varia de 50 mil a 100 mil SHUs. A pimenta mais ardida do mundo é a Carolina ceifeira, com 2.200.000 SHU, cujo título é reconhecido pelo Guinness World Record 2017.

6- Você pode plantar pimenta em casa

As pimentas vermelhas são tradicionais e, geralmente, de fácil cultivo. A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes, por isso, é encontrada em diversas partes do Brasil. Com solo fértil e bem drenado, a pimenta pode ser plantada em um vaso e a colheita costuma acontecer de 50 a 55 dias após a floração.

7- Afinal, pimenta faz mal?

Embora apresente benefícios para a saúde, as pimentas muito ardidas podem causar inflamação e irritação ao aparelho digestivo. O consumo excessivo de pimentas fortes, pode até causar um tipo de gastrite ou diarréia. Mas isso não é muito comum, pois o consumo de pimenta na cultura brasileira não é tão alto.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply