Skip to main content

Programa de fidelidade Boa Colheita Produtores Rurais funciona por sistema de pontuação de acordo com produtos comprados (Foto: Getty Images)

 

A população mundial, que hoje soma cerca de oito bilhões de pessoas, deverá atingir dez bilhões em 2050. Para dar conta desse aumento e resolver o problema da fome e da subnutrição, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que será necessário aumentar a produção de alimentos em 60% nos próximos 30 anos. E o Brasil terá um papel de destaque nesse desafio.

Desenvolver produtos e serviços que tornam o solo mais fértil, ajudam a preservar o meio ambiente, melhoram a rentabilidade do produtor rural e aumentam a oferta de alimentos no mundo tem sido o caminho escolhido pelas maiores e melhores empresas de fertilizantes do planeta. É o caso da Yara, líder mundial em nutrição de plantas, que vem apresentando diversas novidades nesse sentido para o mercado brasileiro, onde atua desde a década de 1970.

Uma das iniciativas mais recentes da Yara Brasil é o programa de fidelidade Boa Colheita Produtores Rurais, lançado no início de março. Para participar, o produtor rural deve fazer o cadastro e, ao comprar produtos da marca, em qualquer canal de vendas, seja ele físico ou digital, só precisa registrar as notas fiscais na plataforma do programa para acumular pontos. E pode trocar o seu saldo de pontos por uma grande variedade de produtos e serviços.

O registro e o resgate são feitos na plataforma Orbia, especializada no segmento do agronegócio. Isso permite aos produtores rurais trocar os pontos não apenas por itens de uso pessoal, como celulares e eletrodomésticos, mas também por uma ampla variedade de produtos e serviços voltados ao seu negócio. A lista inclui soluções de armazenagem, agricultura de precisão, equipamentos agrícolas e assessoria agronômica, só para citar algumas categorias.

Os produtores podem inclusive utilizar o saldo na contratação do Atfarm, ferramenta digital da Yara que utiliza imagens de satélite para monitorar o solo e indicar as necessidades de nutrientes de cada área do terreno, proporcionando uma utilização mais sustentável e eficiente do insumo.

Mais pontos por valor agregado

“Nos últimos anos, adaptamos a nossa atuação para nos aproximarmos cada vez mais dos nossos clientes, oferecendo atendimento diferenciado e soluções de alto valor agregado para cada perfil de consumidor”, conta Lucied Manduca Marques, diretora de Marketing da Yara Brasil. “O programa Boa Colheita Produtores Rurais propõe aprimorar esse relacionamento e permite que os valores das compras sejam revertidos em benefícios e prêmios para os clientes, desde o resgate de produtos para seu consumo a treinamentos e ferramentas para melhorar o seu negócio.”

O programa é válido para compras feitas a partir de 1º de janeiro deste ano, com prazo de 90 dias para registro das notas fiscais, contados a partir da data de emissão. A relação entre o preço pago e a quantidade de pontos a que o produtor tem direito varia conforme a linha de produtos. Nos fertilizantes YaraVita, cada R$ 1 equivale a um ponto. Nas outras linhas premium, essa relação é de R$ 5 por ponto. Para os demais insumos Yara, são R$ 25 por ponto. “Quanto maior o valor agregado das nossas soluções nutricionais, maior a quantidade de pontos gerados”, explica Lucied.

Outra iniciativa da Yara para fortalecer o relacionamento com os produtores rurais é a ampliação das vendas pela internet. A companhia adquiriu parte da própria Orbia e possibilita que os canais que vendem soluções Yara possam se inscrever na plataforma de marketplace criando, assim, mais um meio de vendas — nessas compras, a contabilização de pontos no programa Boa Colheita Produtores Rurais é automática.
Source: Rural

Leave a Reply