Skip to main content

Imagens do governo dos Estados Unidos vistas pela Reuters mostraram o que uma autoridade norte-americana disse se tratar de danos a unidades de armazenamento de grãos no leste da Ucrânia, indicando a gravidade dos ataques russos que afetam o suprimento global de alimentos.

LEIA TAMBÉM: Guerra eleva custos de alimentos e pode frear alta do consumo interno, diz Abia

Moradores locais carregam alimentos enquanto passam por um prédio de apartamentos danificado em Mariupol, Ucrânia (Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko)

 

As duas imagens em preto e branco mostraram longos edifícios retangulares no leste da Ucrânia, vistos intactos em janeiro e depois com telhados danificados em março.

A autoridade dos EUA, comentando as imagens não classificadas, disse que o governo têm informações de que as forças russas estão danificando repetidamente instalações de armazenamento de grãos no leste da Ucrânia.

"Desde o final de março, pelo menos seis instalações de armazenamento de grãos foram danificadas como resultado desses ataques", disse o funcionário.

O desenvolvimento ocorre enquanto autoridades de todo o mundo se preocupam com as consequências para o suprimento global de alimentos da invasão da Ucrânia, o quarto maior exportador de grãos do mundo na temporada 2020/21.

saiba mais

Novo ministro da Agricultura vai atrás de fertilizantes

Supermercado em SP limita compras de óleo de soja

 

"O dano imprudente da Rússia a esses silos de grãos é um exemplo claro de como a guerra de Putin afeta diretamente os civis na Ucrânia e ameaça a segurança alimentar em todo o mundo", disse o funcionário.

"Com países da África e do Oriente Médio dependentes das exportações de trigo ucraniano, a destruição desses estoques de alimentos e instalações de armazenamento pode resultar em escassez e aumentar os preços em economias já vulneráveis", disse o funcionário.

O presidente russo, Vladimir Putin, descreve a invasão da Ucrânia por seu país em 24 de fevereiro como uma "operação militar especial" que visa destruir a infraestrutura militar da Ucrânia.

O governo Biden compartilhou repetidamente sua inteligência publicamente para pressionar Putin pela invasão da Ucrânia.

saiba mais

Gelato agrícola: conheça os sorvetes feitos com frutas da Mata Atlântica

12 temperos naturais para deixar a comida mais gostosa e saudável

 

A vice-secretária de Estado Wendy Sherman, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na Ucrânia na terça-feira, disse que a Rússia bombardeou pelo menos três navios civis que transportavam mercadorias de portos do Mar Negro para o resto do mundo, incluindo um fretado por uma empresa do agronegócio.

Sherman disse que a Ucrânia disse aos colegas que “a Rússia está ativamente atacando silos de grãos e instalações de armazenamento de alimentos”.

O Mar Negro é uma importante rota de transporte de grãos, petróleo e derivados. Suas águas são compartilhadas pela Bulgária, Romênia, Geórgia e Turquia, bem como pela Ucrânia e Rússia.

Sherman disse que a marinha russa está bloqueando o acesso aos portos da Ucrânia, essencialmente cortando as exportações de grãos e impedindo que aproximadamente 94 navios que transportam alimentos para o mercado mundial cheguem ao Mediterrâneo.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, refutou a declaração de Sherman.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply