Skip to main content

O Rio Grande do Sul colheu, até agora, 45,87% da área semeada com arroz no Estado, o que significam 439.087 hectares – de uma área total de 957.185 hectares, informou nesta segunda-feira (28/3), em nota, o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). Segundo o instituto, a produtividade média da safra 2021/22 está em 8.476 quilos por hectare.

LEIA TAMBÉM: Ásia demanda mais arroz para ração e gera preocupação com oferta

Duas das seis regionais arrozeiras já ultrapassaram os 50% de área colhida. A Fronteira Oeste é a mais adiantada, com 180.795 hectares, o que representa 63,51% da área total cultivada. E a Planície Costeira Externa registra, até o momento, 57.734 hectares (53,94%).Segundo o Irga, as áreas tidas como perdidas por causa da seca não estão sendo contabilizadas, assim como aquelas afetadas pelo granizo.

"Além disso, os períodos prolongados de altas temperaturas no estágio reprodutivo da cultura também estão trazendo perdas de produtividade e afetando a qualidade do grão", continua a nota. "Essas perdas serão computadas de forma consolidada no fim da apuração."

saiba mais

Arroz pode substituir milho na ração de suínos e aves, diz Embrapa

Seca prejudica irrigação e causa perdas nas lavouras de arroz no RS

 

Do total semeado na Fronteira Oeste, a área perdida por falta de água está estimada em 32.500 hectares. As cidades mais afetadas são Maçambará, Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e São Borja. Na Região Central, 3.850 hectares foram perdidos com a estiagem, principalmente nos municípios dos Núcleos do Irga de Cachoeira do Sul, São Sepé, Candelária, Agudo e Restinga Seca.

A região da Campanha contabiliza 2.300 hectares de lavouras de arroz perdidos devido ao prolongado período de estiagem. As cidades mais afetadas da regional são Cacequi, Santana do Livramento e São Gabriel. Os demais municípios tiveram perdas inferiores a 2% da área semeada.

agricultura_arroz (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply