Reprodutor premiado da raça Girolando, o Touro K85, do pecuarista José Renato Chiari, não produzirá mais doses de sêmen. Foram 10 anos de contribuição para a pecuária leiteira nacional, com uma produção de 190 mil doses de sêmen convencional e 18 mil doses de genética sexada Sexcel, tecnologia lançada pela ABS, que proporciona uma alta probabilidade de fêmeas e melhor taxa de concepção.
Leia Também: Qual é o animal mais caro do mundo? Veja alguns muito valorizados
O touro da raça Girolando produziu 200 mil doses de sêmen na sua carreira de 11 anos (Foto: ABS)
Filho das raças Shottle e Canela, o K85 teve 18 mil doses de sêmen exportadas pelo mundo, 1200 filhas registradas na raça Girolando e genética ainda disponível na ABS. "Nascido antes da era genômica, em 2011, o K85 rapidamente mostrou o real valor da sua genética. Ele se submeteu aos testes de progênie e vimos muitas filhas dele com excelentes avaliações na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Quando surgiu a genômica, também começamos a ver filhas do K85 com superioridade genômica. No PMGG, ele apresentou confiabilidade de 95% – enfim, foram muitos os resultados impressionantes", informa o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.
saiba mais
Touro com quase 10 mil filhos e 344 mil doses de sêmen vendidas vai se aposentar
Além de ser um renomado reprodutor, segundo o proprietário, o touro veio de uma família consistente, com uma mãe recordista em produção de leite: “a grande característica foi produzir animais muito funcionais, corretos de aprumo, de sistema mamário, fortes e longevos. A docilidade é outra característica muito marcante nessa família. A recompra do sêmen foi impressionante pois quem utilizou, voltou a utilizar. Acho muito difícil ter outro animal que faça isso”.
A superioridade do K85 não é apenas uma avaliação do seu proprietário, é comprovada pelo programa de identificação de características da ABS, Cornerstone. O K85 mostrou ter pernas, pelagem, úbere, temperamento e fertilidade melhor do que as 17 mil vacas registradas na base de dados do sistema. A iniciativa usa informações de progênies fornecidas por sistemas de manejo no Brasil. Após especialistas avaliarem 18 características diferentes do animal, o programa concede o selo Cornerstone.
O touro K85, da raça Girolando, finaliza os seus 11 anos de carreira com um legado marcante dentro e fora do Brasil. As filhas que se destacam na fertilidade e produção darão continuidade à genética e história do K85 ainda por muito tempo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural