A colheita de soja alcançou 75% das áreas cultivadas na safra 2021/22 do Paraná, contra 68% na semana passada, informou nesta terça-feira (22/03) o Departamento de Economia Rural (Deral), que identificou melhora na qualidade das lavouras.
LEIA TAMBÉM: Colheita da soja atinge 69% da área no Brasil, estima AgRural
Soja colhida é descarregada em caminhão no interior do Brasil (Foto: REUTERS/Roberto Samora)
Os trabalhos estão em linha com os 75% vistos em igual período do ciclo anterior, de acordo com os dados. As lavouras de soja classificadas como boas são 55%, avanço de 5 pontos percentuais na semana, embora abaixo dos 82% vistos em igual período do ano passado. Já 29% das áreas são consideradas médias, e 16% ruins, ante respectivos 32% e 18% na semana anterior.
Nesta temporada, o Estado foi atingido pela seca decorrente do fenômeno climático La Niña, que limitou a produtividade de algumas regiões.
saiba mais
China importou 241% mais soja do Brasil no 1º bimestre de 2022
China deve importar quase "um Brasil" de soja: 100 milhões de toneladas
"As lavouras colhidas agora foram plantadas mais tarde e foram menos atingidas pelas adversidades climáticas. A tendência é de produtividades melhores nestas áreas", disse o economista do Deral Marcelo Garrido, justificando o avanço no nível de qualidade registrado nesta semana. Ele afirmou que a média estadual de produção ainda pode mudar, considerando que há um quarto das áreas para serem colhidas.
Para o milho, o plantio da segunda safra atingiu 94% das lavouras, versus 87% na semana passada. Em igual período da temporada anterior, a semeadura estava em 88%. Em relação à qualidade, as lavouras do cereal consideradas boas se mantiveram em 95% na variação semanal e somente 5% estão em condições médias, diante de expectativas otimistas para a produção, após a quebra vista na temporada passada.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural