Skip to main content

O governo federal anunciou, nesta segiunda-feira (21/3), que vai zerar até o fim do ano o imposto de importação de diversos produtos alimentícios, além de etanol. A medida vale até o fim deste ano. Inclui, além do combustível, café, margarina, queijo, macarrão, óleo de soja e açúcar. O objetivo, de acordo com a equipe econômica, é controlar a inflação, que, em 12 meses, passa dos 10%. O impacto no preço da gasolina, que abastece os veículos com uma mistura de etanol, deve ser de R$ 0,20 na bomba do posto de combustível.

LEIA TAMBÉM: Colocar etanol no tanque está valendo mais a pena em 4 estados

"Nós temos uma estimativa que isso poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de 20 centavos na bomba. Isso é uma análise estática. Na prática, essa medida vai acabar arrefecendo a dinâmica de crescimento dos preços na ordem de R$ 0,20", disse Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior", de acordo com o jornal O Globo.

A redução dos impostos vale a partir de quarta-feira. De acordo com o Ministério da Economia, esses produtos alimentícios estão entre os que mais pesam na definição dos índices de preços. O governo se baseou no INPC, índice de preços que calcula a inflação das famílias de baixa renda.

Redução de impostos de importação atinge alimentos que, na visão do governo, têm maior impactona inflação, além do etanol (Foto: Thinkstock)

 
Source: Rural

Leave a Reply