Skip to main content

A frente fria que está sobre o Sudeste mantém o tempo instável e deve levar novos temporais à faixa leste de São Paulo e sobre às regiões serranas do Rio de Janeiro, onde está localizado o município de Petrópolis. "Muita preocupação e alerta máximo para as regiões de serra do Rio de Janeiro", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Esse mesmo sistema vai se deslocar ao Espírito Santo, onde deve ter temporais já nesta terça-feira (22/3).

LEIA TAMBÉM: Temporal em Petrópolis destruiu feira e prejudicou comércio local de frutas e hortaliças

Chuvas vão continuar com alta intensidade pelo menos até o meio de abril (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Com o início do outono, para as próximas semanas, as previsões são de chuvas relativamente boas para São Paulo, Triângulo Mineiro, metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo. "Veremos uma diminuição gradual as chuvas principalmente a partir da segunda quinzena de abril, o que é normal historicamente".

Sul

As chuvas que ganham força no Sul do país ao longo da semana serão benéficas às lavouras da região. Após um começo de outono com chuvas irregulares, a região deve começar a receber nebulosidade e pancadas mais frequentes, principalmente no oeste e sul do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (24/3), o sistema ganha forças e então, as regiões produtoras de todo Sul terão fortes pancadas. "Isso vai melhorar as condições das lavouras em comparação à janeiro e fevereiro, mas ainda bem aquém do que deveria ser nessa época do ano", afirma Santos.

Segundo o especialista, a tendência para abril é a mesma. "Pelos próximos três meses serão marcados por chuvas frequentes sobre o Sul, melhorando as condições das lavouras de milho e soja safrinha que foram semeadas em janeiro e fevereiro no Rio Grande do Sul. Quem apostou nessa soja, vai ter uma produtividade relativamente boa".

As chuvas também trazem boas perspectivas para o trigo. Em abril, produtores do Paraná já apostam no trigo e a tendência é de chuvas regulares no outono, enquanto as massas de ar polar vão continuar entrando, mas sem previsões de geadas, aponta.

saiba mais

Outono começa com uma dúvida: quanto tempo dura o La Niña?

 

Centro-Oeste

A previsão de chuva para os próximos dias no Centro-Oeste, principalmente sobre Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, vai beneficiar as lavouras de segunda safra, como milho, algodão e feijão. De acordo com a Rural Clima, a primeira quinzena de abril será chuvosa sobre a região, porém a partir da segunda quinzena, as chuvas vão diminuir.

"Goiás não terá tanta chuva como Rondônia e Mato Grosso. Somente no final da semana e começo da próxima, com o avanço da frente fria ao Sudeste, há possibilidades de chuvas melhores nas regiões produtoras do Centro-oeste", afirma o agrometeorologista.

saiba mais

Outono começa com chuva forte e La Niña. Veja previsão do tempo

 

Matopiba

Os próximos 20 dias no Nordeste serão de chuvas em boa parte das áreas produtoras, o que será de suma importância para o desenvolvimento de segunda safra, indica Santos. A previsão para a semana é de chuvas fortes no norte do Nordeste: no Pará, no Maranhão e no Piauí. Enquanto na metade sul do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia, a chuva ocorre apenas em forma de pancadas irregulares.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply