Skip to main content

O governo da Argentina permitirá que novas exportações de óleo e farelo de soja sejam registradas a partir desta segunda-feira (21/03), após aumentar a alíquota do imposto sobre os dois produtos, sua principal fonte de receita em moeda estrangeira.

Leia Também: Colheita da soja atinge 69% da área no Brasil, estima AgRural

Plantação lavoura soja (Foto: Getty Images)

 

O país sul-americano, o maior exportador mundial de soja processada, interrompeu novas vendas internacionais de óleo e farelo de soja em meados de março, antes de aumentar a alíquota de 31% para 33%, em uma tentativa de conter a inflação doméstica de alimentos.

"As inscrições das Declarações Juramentadas de Venda ao Exterior, correspondentes ao farelo e óleo de soja, estão abertas a partir da 0h do dia 21 de março de 2022", disse o Ministério da Agricultura em comunicado na noite de domingo.

Os agricultores argentinos começarão a colher a safra de soja 2021/22 nas próximas semanas, com os preços globais subindo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. A produção da oleaginosa, atingida pela seca no início do ano, está estimada entre 40 milhões e 42 milhões de toneladas.

A câmara dos exportadores e processadores de grãos do país, CIARA-CEC, criticou fortemente o aumento de impostos, dizendo que ameaça a indústria e que está "analisando todas as vias legais" para tomar contra a medida.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply