Skip to main content

Os problemas de logística têm sido um peso nos custos de produção no agronegócio brasileiro. Estão faltando navios e contêineres no mundo e a demanda tem sido mais forte, fazendo os preços do frete marítimo disparar. Segundo especialistas, a atual crise na logística, em escala global, é a pior da história e não deve acabar tão cedo.

LEIA TAMBÉM: Falta de navios encarece fertilizantes e dificulta importação do insumo

Lockdowns e restrições à circulação de pessoas gerou efeito em cadeia sobre o setor de logística internacional, que sofre com congestionamento em portos e falta de contêineres (Foto: Divulgação/Maersk)

 

O setor de frutas, por exemplo, pagava, em 2020, US$ 4 mil para embarcar um contêiner de frutas. No ano passado, esse valor dobrou. Neste ano, estão falando em US$ 11 mil. A situação preocupa, por exemplo, fruticultores da região do Vale do Rio São Francisco. Além de problemas de safra, por adversidades climáticas, e dos custos mais altos de produção, têm que encarar esses custos mais altos do transporte.

Frutas, assim como outras cargas, como carnes, precisam ser embarcadas em contêineres refrigerados para não perderem qualidade até a chegada ao destino. Na fruticultura, há um período certo para exportar, que, se não for cumprido, significa perder oportunidades de atender mercados específicos.

No vale do São Francisco, a colheita da uva está em andamento. Se os produtores não conseguirem exportar, por falta de contêiner e navio, podem perder a janela do mercado e enfrentar a concorrência com a fruta da Califórnia (EUA), elevando a oferta interna e pressionando preços aqui.

Ouça o CBN Agro de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e também ás terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Source: Rural

Leave a Reply