Skip to main content

A colheita da soja da safra 2021/2022 atingiu 69% da área cultivada até a última quinta-feira (17/3), segundo levantamento da consultoria AgRural. O avanço em uma semana foi de 5 pontos percentuais e os trabalhos estão adiantados em relação aos 59% de área colhida em igual período do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Argentina sobe imposto de exportação de farinha de trigo e óleo de soja

Colheita de soja está adiantada em relação ao mesmo período no ano passado (Foto: Fellipe Abreu/Editora Globo)

 

Os analistas da AgRural relatam que os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se aproximam da etapa final em Goiás, São Paulo e Rondônia. Já no Paraná a colheita perdeu ritmo, devido às chuvas constantes. “Há queixas de umidade dos grãos acima do normal em parte do estado, mas ainda não se fala em problemas de qualidade.”

saiba mais

China importou 241% mais soja do Brasil no 1º bimestre de 2022

 

Eles observam que nos estados onde o plantio é mais tardio houve bom progresso, como no Matopiba, confluência dos polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “No Rio Grande do Sul, as máquinas ainda avançam sobre as primeiras áreas, como é comum em meados de março. As produtividades dessas primeiras lavouras seguem reportando médias muito baixas devido à quebra provocada pela estiagem.”

Plantio da segunda safra

Em relação ao plantio do milho de segunda safra, a AgRural estima que 98% da área estimada para o Centro-Sul do país já foi semeada, ante 94% na semana anterior e 90% registrado um ano atrás. “Chuvas muito bem-vindas foram registradas no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo e, de um modo geral, a safra se desenvolve bem em toda a região. A colheita do milho de verão 2021/22, por sua vez, alcançou 58% da área no Centro-Sul, contra 47% um ano atrás.”
Source: Rural

Leave a Reply