Skip to main content

O outono começa com chuva, pelo menos na fase inicial da nova estação do ano. A previsão do tempo indica que deve chover em grandes volumes, principalmente nas áreas litorâneas da Região Nordeste e no extremo norte do país, segundo a Climatempo. Nas regiões Sudeste e Centro-oeste, a quantidade de chuva deve ser menor.

LEIA TAMBÉM: Outono começa com uma dúvida: quanto tempo dura o La Niña?

Outono começa sob efeito do fenômeno La Niña (Foto: Pixabay)

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono se caracteriza por entradas de massas de ar frio pelo sul que tendem a provocar quedas de temperatida no Sul e Sudeste. Em condições normais, a estação se caracteriza pela formação de nevoeiros e gedas em partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. (veja mapas abaixo)

Os meteorologistas de Climatempo pontuam, no entanto, que, em 2022, as características da estação estarão fora do padrão por causa do fenômeno La Niña, que continua ativo e tem se intensificado. Assim, o leste da região Nordeste deve ter a formação de áreas de instabilidade que espalham chuva forte no litoral nordestino.

Já para o Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e áreas como o sul de Minas Gerais, a tendência é de menos chuva. No centro-norte do país, as condições serão mais úmidas do que o normal, especialmente no começo da estação.

“O outono de 2022 vai começar com uma frente fria que chega ao país com força suficiente para avançar até o norte de Minas Gerais, sobre o Espírito Santo e sobre o sul da Bahia”, informa a Climatempo.

saiba mais

Falta de fertilizantes preocupa planejamento de produtores com a próxima safra

Argentina pode viver 3º La Niña seguido na safra 2022/2023

 

Nos primeiros dias, Santa Catarina, Paraná e São Paulo devem ter volumes de chuva altos, porém a tendência é que o tempo seco e o tempo frio predomine com o passar dos dias. “O ar frio de origem polar chega com moderada intensidade com esta frente fria e causa uma queda de temperatura acentuada, se comparado ao que temos observado nos últimos meses”, prevê a Climatempo.

No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuante com o aquecimento das águas do Atlântico Sul e altos volumes são previstos em áreas do litoral, da zona da mata e agreste, entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. “O restante do mês de março, e também o mês de abril, deve ser com chuva frequente e muitas vezes volumosa na costa norte do Brasil”.

Ar frio ganha força em maio

A primeira onda de frio forte deve aparecer apenas em maio. É mais provável que ocorra na segunda quinzena do mês, segundo a Climatempo. Até lá, as temperaturas podem bauxar de forma mais leve no Sul do Brasil, mas sem risco de geadas extremas. O ar frio de origem polar deve chegar com força também a São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, fazendo a temperatura baixar para cerca de 10°C.

“Durante o mês de maio, a passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo pode provocar chuva forte nesses estados. Áreas como o Sul de Minas, a zona da mata mineira e o estado do Rio de Janeiro também podem sofrer com alguns temporais com as frentes frias de maio”.

saiba mais

Venda de soja avança, mas ainda não passa da metade da safra 2021/2022

 

Junho mais úmido do que o normal

O mês de junho pode surpreender com o excesso de umidade, em relação aos padrões normais do mês. Espera-se uma configuração de ventos sobre o país que force uma persistência de ar úmido acima do normal em áreas como São Paulo, o centro-norte do Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e de Goiás. Isto vai fazer com que essas áreas tenham bastante nebulosidade e mais chuva do que seria o normal, segundo a Climatempo.

É importante lembrar que as médias de precipitação para junho tendem a ser baixas em todas essas áreas. Assim, acumulados de 30 ou 40 mm em uma semana, por exemplo, já representam um volume de chuva acima da média nas regiões no interior.

Mapas mostram os padrões climáticos para o período do outono, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Foto: Reprodução/Inmet)

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply