Skip to main content

A área semeada com grãos na primavera de 2022 na Ucrânia pode cair 39%, para 4,7 milhões de hectares, devido à invasão da Rússia, disse a consultoria agrícola APK-Inform nesta terça-feira (15/03).

LEIA TAMBÉM: Milho recua com conversas de cessar-fogo na Ucrânia

Colheita em Hrebeni, região de Kiev, na Ucrânia (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

 

A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos e óleos vegetais, mas autoridades e agricultores esperam um declínio na colheita e nas exportações de 2022 devido à guerra. O país, que colheu um recorde de 86 milhões de toneladas de grãos em 2021, semeou 7,7 milhões de hectares de grãos de primavera no ano passado.

"Após a invasão de tropas russas no território da Ucrânia e como resultado de hostilidades contínuas e ativas em muitas regiões, não há oportunidade para começar a semear", disse o APK-Inform em um relatório. A consultoria não deu previsão de safra de grãos para 2022.

Também disse que cerca de 2 milhões de hectares de trigo de inverno, cevada e centeio semeados para a colheita de 2022 podem ser danificados ou indisponíveis para colheita devido às hostilidades, e apenas cerca de 5,5 milhões de hectares de culturas de grãos de inverno podem ser debulhados. "Isso significa perdas de 28%", disse a consultoria.

saiba mais

Rússia decide manter licenças especiais de exportação de grãos

Ucrânia vai semear o máximo possível de safras neste ano, diz presidente

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse recentemente que o país deve semear o máximo possível nesta primavera, apesar da invasão russa. O sindicato dos produtores agrícolas do país disse que os agricultores provavelmente reduzirão a área semeada com sementes de girassol, colza e milho este ano, substituindo-os por cereais – trigo sarraceno, aveia e milho.

A Ucrânia tradicionalmente começa o trabalho de campo da primavera no Hemisfério Norte no final de fevereiro ou março, mas a estação fria deste ano atrasou isso significativamente. A Ucrânia já suspendeu as exportações de centeio, aveia, milho, trigo sarraceno, sal, açúcar, carne e gado diante da invasão e introduziu licenças para exportações de trigo, milho e óleo de girassol.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply