Skip to main content

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse, nesta terça-feira (15/3), ter recebido a sinalização de um maior fornecimento de potássio por parte do Canadá. Em missão ao país, ela se reuniu com representantes de empresas do setor para discutir o suprimento do nutriente em função da saída da Rússia e de Belarus. Pelas redes sociais, a ministra informou que a Canpotex, que exporta potássio por meio de duas mineradoras, tem a intenção de aumentar o volume para a além dos 4 milhões de toneladas por ano.

LEIA TAMBÉM: Como economizar fertilizante? Na falta do insumo, agro busca alternativas

 (Foto: Ministério da Agricultura)

 

"O Canadá é o principal fornecedor mundial de potássio e é importante contar com o apoio de suas empresas para garantir o abastecimento desse insumo", disse ela. "Seguimos conversando com diversos fornecedores", acrescentou.

Na segunda-feira (14/3), Tereza Cristina se reuniu com diversos fornecedores de fertilizantes canadenses, como parte de sua agenda ao país. De acordo com o Ministério da Agricultura, ela se encontrou com os presidentes  das empresas Brasil Potash, Gensource, Nutrien, e Fertilizer Canada, além do Vice-Ministro da Agricultura do Canadá,  Paul Samson.

saiba mais

"Diplomacia do fertilizante" é aposta do Brasil para enfrentar escassez do insumo

Greve de ferroviários ameaça fertilizantes no Canadá, um dos maiores fornecedores do Brasil

 

O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%. Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% do total, e é o maior importador mundial. Em 2021, as importações brasileiras de fertilizantes foram superiores a 41 milhões de toneladas, o que equivale a mais de US$ 14 bilhões. 

A agenda da ministra da Agricultura no Canadá integra uma série de ações que tem sido chamada pelo governo de "diplomacia do fertilizante". Mais recentemente, Tereza Cristina esteve no Irã, onde discutiu o fornecimento de ureia para o Brasil. E, na semana passada, em Brasília (DF), ela se reuniu com representações diplomáticas de países árabes, de quem ouviu uma manifestação de interesse em aumentar as exportações de adubo para o Brasil.

saiba mais

Incerteza com fertilizante reduz ritmo de venda antecipada de soja em MT

 
Source: Rural

Leave a Reply