Skip to main content

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, embarca neste sábado (12/3) para o Canadá para discutir o fornecimento de fertilizantes para o mercado brasileiro. A agenda inclui reuniões com representantes de empresas produtora e do governo canadense. De acordo com o Ministério da Agricultura, o retorno da comitiva  está previsto para a segunda-feira (14/3), com chegada ao Brasil no dia (15/3).

LEIA TAMBÉM: "Diplomacia do fertilizante" é aposta do Brasil para enfrentar escassez do insumo

Ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

O Canadá é o maior produtor mundial de potássio, respondendo por 33% da oferta mundial. O nutriente é o mais utilizado pelo produtores nacionais (38%) e também no qual está a maior dependência da agricultura brasileira: 96% do que é utilizado no campo vem de outros países.

"Vamos conversar com a iniciativa privada e mostrar a disposição do governo brasileiro, de que o importador brasileiro possam ter mais facilidade para comprar do Canadá", disse Tereza Cristina, na sexta-feira, no evento de lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes, que visa reduzir a dependência de importações de 85% para 45% até 2050.

saiba mais

Fertilizantes: setor deve investir R$ 126 bi para atingir meta de redução das importações

 

Ao mesmo tempo em que anuncia medidas para reduzir as importações, o governo tenta garantir a oferta de fertilizantes para a próxima safra, no que tem sido chamado pelo próprio governo de "diplomacia dos fertilizantes". A agenda no Canadá é mais uma iniciativa neste sentido, em meio a problemas na cadeia produtiva agravados pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

"Temos que manter o nosso agro eficiente e produtivo agora, trabalhando com fornecedores internacionais enquanto colocamos em prática nossa estratégia de produção", disse a ministra.

Ainda em novembro de 2021, a ministra esteve na Rússia, onde conversou com autoridades e representantes de empresas russas. Mais recentemente, Tereza Cristina esteve no Irã, onde discutiu o fornecimento de ureia para o Brasil. E, nesta semana, em Brasília (DF), ela se reuniu com representações diplomáticas de países árabes, de quem ouviu uma manifestação de interesse em aumentar as exportações de adubo para o Brasil.
Source: Rural

Leave a Reply