Skip to main content

Os custos de educação e alimentos pesaram em fevereiro e a inflação ao consumidor brasileiro acelerou com força para o nível mais elevado para o mês em sete anos, com a taxa em 12 meses acima de 10,5% em meio ao fantasma da elevação dos preços dos combustíveis. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou a alta a 1,01% em fevereiro, de 0,54% no primeiro mês do ano, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM: Aumento no preço do diesel pode inibir plantio da safra 2022/2023

Alimentos ajudaram a puxar a inflação em fevereiro (Foto: Getty Images)

 

O resultado divulgado nesta sexta-feira é o mais elevado para um mês de fevereiro desde 2015 (1,22%), contra expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,95%. A leitura levou a taxa acumulada em 12 meses a uma elevação de 10,54%, contra 10,38% em janeiro e expectativa de 10,5%.

Isso representa mais do que o dobro do teto da meta de inflação para 2022 –3,50%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, no momento em que o Banco Central se prepara para voltar a discutir a taxa básica de juros no país na próxima semana.

Em sua tentativa de combater a inflação elevada, o BC já elevou a taxa Selic a 10,75% ao ano, e deve promover nova elevação na quarta-feira, ao fim de seu encontro de política monetária.

O BC se reúne sob o pano de fundo da alta dos preços dos combustíveis, depois de a Petrobras ter anunciado na véspera que elevará os preços do diesel em cerca de 25% em suas refinarias, enquanto os valores da gasolina deverão subir quase 19%, na esteira dos ganhos nas cotações do petróleo no mercado internacional em função da guerra na Ucrânia.

saiba mais

Senado aprova alíquota única do ICMS sobre os combustíveis

'Eu não defino preço na Petrobras, eu não decido nada lá', diz Bolsonaro

 

"Essa é um alta que não fica limitada aos combutíveis, e isso vai aparecer no IPCA de forma mais ampla em produtos e serviços", destacou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Uma política monetária mais apertada tende a esfriar os gastos do consumidor e, consequentemente, conter a alta dos preço, que também tende a ganhar impulso devido ao choque dos preços das commodities com a guerra entre Ucrânia e Rússia.

Fevereiro teve como maiores impactos as altas de 5,61% nos custos de Educação e de 1,28% da Alimentação e Bebidas –os dois grupos representaram cerca de 57% do IPCA do mês.

“Em fevereiro, Alimentação sofreu impactos dos excessos de chuvas e também de estiagens que prejudicaram a produção em diversas regiões de cultivo no Brasil", explicou Kislanov, lembrando que a alta de educação é sazonal.

Combustíveis

Mas em 12 meses o maior peso para o resultado partiu dos combustíveis, que acumulam avanço de 33,33%, embora em fevereiro eles tenham registrado queda de 0,92%.

O preço da gasolina recuou 0,47% em fevereiro mas acumula em 12 meses avanço de 32,62%. Por outro lado, o óleo diesel subiu 1,65% no mês, chegando a avanço de 40,54% em 12 meses.

Apesar desse alívio em fevereiro, os preços dos combustíveis deverão pesar sobre a inflação nos próximos meses. Para tentar conter a alta, o Senado aprovou na véspera projeto que cria uma conta de estabilização para os preços dos combustíveis, que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados.

saiba mais

Fertilizante do Brasil pode sofrer com nova isenção a importados, alerta entidade

 

Já a Câmara aprovou na madrugada desta sexta proposta que altera as normas de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis e a medida irá à sanção do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que vai sancionar o projeto.

"O IPCA de março será impactado pelos combustíveis. Pode ser que tenhamos um impacto do porte de 1,2 ponto percentual, mas temos que esperar para ver como vai ser o comportamento nas bombas", disse Kislanov, ressaltando que o impacto pode extrapolar o mês de março.

A deterioração das expectativas inflacionárias na esteira do choque de preços das commodities com a guerra na Ucrânia tem forçado analistas a promover uma revisão generalizada dos cenários para os preços e taxas de juros, que deverão subir mais e por mais tempo, com impactos colaterais sobre a atividade econômica. E a decisão da Petrobras já levou agentes financeiros a preparar novas revisões nas perspectivas para o IPCA.
Source: Rural

Leave a Reply