Skip to main content

O limão é fonte de vitamina C, ajuda a aumentar as defesas do corpo, é bom para o coração e faz bem para a pele. É uma fruta popular no Brasil, usada para fazer sucos, temperar saladas, além de ser um ingrediente importante em diversas receitas. Os tipos mais conhecidos são galego, siciliano, cravo e taiti.

LEIA TAMBÉM: Nove benefícios da melancia: hidrata e faz bem para o coração

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), o limão-taiti está entre as frutas cítricas mais exportadas pelo país. Em terras brasileiras a produção de limão é liderada pelo estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Bahia. Embora as espécies de limão tenham algumas características diferentes, as propriedades nutricionais são parecidas e trazem muitos benefícios para a saúde.

Limão é rico em vitamina C(Foto: Getty Images)

 

 

É antioxidante e reduz o envelhecimetno precoce

O limão é um uma fruta com grande poder antioxidante. Além de ser rica em vitamina C, possui outros componentes como polifenóis, limonóides e ácido cafeico, que também ajudam a evitar a oxidação. Dessa forma, atua contra os radicais livres do nosso organismo, prevenindo doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Funciona como anti-inflamatório

Muita gente não sabe, mas o limão também é um anti-inflamatório e ajuda a evitar doenças no estômago. A nutricionista comportamental Laísa Ramos, explica que isso acontece porque um dos compostos ativos do limão é o limoneno. “Essa substância possui efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori (que pode se alojar a mucosa do estômago), além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais”, destaca.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, o limão também ajuda a evitar doenças respiratórias e resfriados. No entanto, Laísa Ramos destaca que a função dessa vitamina não é curativa e sim preventiva. “Não adianta já estar resfriado e tomar muita vitamina C para ser curado. A gente precisa ter um consumo de vitamina C na nossa alimentação, ou seja, ingerir regularmente para que o sistema imunológico esteja sempre fortalecido e para que haja uma prevenção contra resfriados. Isso não quer dizer que num resfriado a gente não possa tomar vitamina C. Sim,  a ingestão é importante para auxiliar no combate do patógeno, mas é importante destacar que ela não é curativa e sim preventiva”, acrescenta. 

Faz bem para o coração

A ação antioxidante do limão atua contra os radicais livres do nosso organismo evitando o surgimento de doenças cardiovasculares. “Quando o colesterol ruim, chamado LDL, é oxidado por radicais livres é gerada uma placa de ateroma, que pode aumentar a pressão arterial e também provocar doenças cardiovasculares. O equilíbrio oxidativo, proveniente da vitamina C, por exemplo, ajuda a impedir que essa placa seja formada a partir do colesterol oxidado e, por isso, previne doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Tem propriedades antifúngicas

O limoneno dá à fruta propriedades antifúngicas e antibacterianas. Dessa forma, a ingestão do limão também ajuda a combater doenças como a candidíase e infecção por bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Melhora a aparência da pele

Consumir limão regularmente promove a regeneração da pele e ajuda na produção de colágeno, além de acelerar a cicatrização das feridas. As propriedades antioxidantes previnem não só o envelhecimento precoce, mas também surgimento de rugas.
“A vitamina C melhora a aparência da pele, por conta da regeneração do tecido cutâneo. Além disso, ajuda a metabolizar o colágeno, que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele”, analisa.

Ajuda na absorção do ferro

Ingerir limão após fazer uma refeição como o almoço é importante para a absorção do ferro vegetal, que é o ferro não heme. A nutricionista explica que quando a pessoa consome diariamente alimentos ricos nesse tipo de ferro, mas não ingere uma fonte de vitamina C, é possível que ela contraia anemia,  já que o ferro acaba sendo expelido pelas fezes.
“Para que a gente tenha total absorção e tenha maior biodisponibilidade do ferro não heme é fundamental consumir uma fonte de vitamina C após após a ingestão do feijão, da couve, e dos vegetais folhosos verdes escuros”, analisa. Laísa Ramos também destaca que “quando o ferro vem de fonte animal, não há a necessidade do consumo da vitamina C para realizar a absorção”. 

Auxilia na digestão

O limão possui fibras que vão auxiliar na passagem pelo trato gastrointestinal. “A ingestão ajuda na digestão porque a vitamina C tem um PH menor, mas é importante dizer que não é milagroso”, alerta.

Ajuda o intestino a funcionar melhor

Consumir  limão regularmente também ajuda a impedir a prisão de ventre e constipação intestinal. Com o intestino funcionando melhor, a pessoa fica menos inchada.
Source: Rural

Leave a Reply