Skip to main content

O compositor baiano Elomar Figueira, de 84 anos, foi retirado da sedação na manhã desta quarta-feira (9/3) e está em observação para verificar a sua autonomia respiratória, de acordo com boletim médico. Se o artista não apresentar dificuldade para respirar sem o auxílio da ventilação mecânica, a equipe médica afirma que seguirá com o protocolo de extubação. 

LEIA TAMBÉM: Compositor Elomar Figueira volta a ser entubado na UTI

Segundo a assessoria de Elomar Figueira, o cantor tomou a dose única da Janssen em julho de 2021. Mas, familiares do artista, consultados pelo G1, apontam que ele não retornou ao posto de saúde para o reforço da vacinação (Foto: Reprodução/Elomar Figueira)

 

Diagnosticado com Covid-19, Elomar está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Samur, em Vitória da Conquista (BA), há duas semanas, desde 21 de fevereiro. Por agravamento de seu quadro, ele precisou ser entubado dois dias depois da entrada no centro médico. Desde então, já houve uma tentativa de extubação do cantor no dia 03 de março, mas, na mesma semana, no sábado (05/03), os médicos responsáveis optaram pela reentubação após notarem o esforço respiratório do compositor. 

No boletim emitido nesta quarta-feira (9/3), os médicos indicam que o quadro clínico do paciente está estável e que ele não apresenta febre ou alterações em suas funções renais e cardíacas. Elomar apresenta histórico de dois pneumotórax espontâneos e alterações pulmoranes, em razão do tabagismo (do qual está em abstenção há 30 anos), então, as reações de seu corpo ao tratamento são acompanhadas de perto pelos especialistas.

saiba mais

Orquestra fica famosa tocando música apenas com vegetais; veja vídeo

10 novelas que mostram o interior do Brasil para ver online no Globoplay

 

Arquiteto urbanista de formação, Elomar é conhecido por trafegar pelo português culto e adentrar o "dialeto do homem do campo". Dentro do universo cultural da roça brasileira, o compositor cunhou os termos “sertanez” e “sertaneza” para diferenciar-se de sertanejo/sertaneja, que traz uma referência à imagem do cawboy estadunidense.

Na bibliografia oficial publicada em seu site, é relatado que o cantor começou a escrever músicas ainda aos 11 anos de idade. Hoje, ele é referência na Música Popular Brasileira (MPB) e já teve suas canções interpretadas por grandes nomes, como Fagner e Elba Ramalho.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply