Skip to main content

Após longos meses de estiagens que geraram quebras de safra no Sul do país, o mês de março começou com muita chuva nos estados da região. A semana iniciou-se com altos volumes, vendavais e intensa atividade elétrica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A quarta-feira (9/3) ainda terá nuvens carregadas e céu nublado com chance de chuvas, com destaque para o leste catarinense. De acordo com a Climatempo, os maiores volumes de chuva são previstos para as regiões de Jaguarão (RS) e Santa Vitória do Palmar (RS).

LEIA TAMBÉM: Por que está chovendo tanto no Brasil em 2022?

Na imagem, precipitação sobre lavoura de soja no Brasil (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

 
Na quinta-feira (10/3), uma nova frente fria associada a uma área de baixa pressão na costa gaúcha deve levar chuva com mais força e há previsão de temporais nos três estados, inclusive nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Com essas condições, as temperaturas devem ficar mais baixas até o fim da semana em parte da Região Sul. “A sexta-feira (11/3) amanhece mais fria em relação aos últimos dias, principalmente no Rio Grande do Sul. A máxima prevista para Porto Alegre é de 23 °C.  Na região serrana, as temperaturas podem ficar abaixo dos 20 °C”, informa a Climatempo.

Em diversas áreas do Sudeste e em Mato Grosso do Sul a tendência se mantém. Há 20 dias, o tempo seco predomina, com chuvas isoladas e a umidade do solo em queda, o que tem dificultado a aceleração das atividades no campo, além de prejudicar o desenvolvimento inicial do milho. “Isso também vale para a cana-de-açúcar, com plantio mais lento e desenvolvimento prejudicado em São Paulo e Mato Grosso do Sul”, informa a Agroclima.

saiba mais

Colheita de soja atinge 52% da área no País, diz Conab

AgRural reduz estimativa de safra de soja para 122,8 milhões de toneladas

 

No Centro-Oeste, as previsões são de temporais em Mato Grosso, principalmente na área central e norte do estado, ao longo da quarta-feira (9/3). Nas outras regiões, a tendência é de sol com muito calor e pancadas típicas de verão. “Elas podem vir com intensidade moderada ou forte, principalmente a partir da tarde.”

O tempo segue instável na costa norte do Nordeste. O dia será marcado por nebulosidade, principalmente sobre o Maranhão, Piauí e no litoral do Ceará. “Há condições para chuva com forte intensidade a todo momento nessas regiões”, informa a Climatempo. Por outro lado, o sol predomina no Recife, Maceió, Sergipe, sul do Piauí e oeste da Bahia.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply