Skip to main content

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul colheram 3% das áreas até esta quinta-feira (03/03), avanço de dois pontos percentuais na semana, e veem baixa produtividade nestas lavouras em decorrência da seca que quebrou a produção do Estado, mostraram dados da Emater-RS.

Leia Também: Sojicultores do Mato Grosso pedem agilidade no licenciamento de projetos de fertilizantes temendo escassez

soja (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

Os trabalhos estão à frente do registrado no mesmo período do ciclo anterior, quando a colheita ainda não havia começado, e em linha com a média histórica para esta época do ano.

"A colheita alcançou 3% e a produtividade nesses cultivares precoces é muito baixa e variável, dependendo das condições do tempo e solos de implantação", disse a empresa de assistência técnica e extensão rural ligada ao governo estadual.

"As lavouras em maturação representam 20% da área cultivada, e não apresentaram sinais de recuperação e têm perda na produtividade consolidada."

Algumas áreas de soja que encontram-se no final da fase de maturação estão sendo dessecadas para uniformizar a umidade dos grãos, mas apesar da estratégia, há vagens e grãos em diferentes tamanhos, o que dificulta a colheita, disse a Emater.

Para o milho, a empresa informou que a colheita foi realizada em 60% dos cultivos, avanço de três pontos na semana, e os resultados obtidos consolidam a perda de produtividade.

"A expectativa é de redução de 53% na produtividade inicialmente estimada", afirmou.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply