Skip to main content

Destaques do dia: as notícias mais importantes desta sexta-feira (04/3)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Agropecuária teve retração de 0,2%

A Agropecuária encerrou o ano de 2021 próxima da estabilidade, com retração de 0,2% em comparação com o ano de 2020, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (4/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi na contramão de setores como a Indústria e os Serviços, que terminaram o ano passado com crescimento, puxando o desempenho da economia do país. O IBGE atribuiu o resultado da agropecuária ao desempenho de segmentos como cana-de-açúcar, milho e café, além de bovinocultura de corte e de leite. De acordo com o instituto, as condições climáticas adversas, registradas no ano passado, tiveram impacto nos resultados.

Plantação de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto (SP) (Foto: REUTERS/Marcelo Teixeira)

Explosão mata dois trabalhadores em unidade da Cocamar

Uma explosão registrada, na manhã desta sexta-feira (04/03), na Cooperativa Industrial de Maringá (Cocamar), região norte do Paraná, resultou na morte de dois trabalhadores, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. A explosão ocorreu quando os trabalhadores, de 32 e 36 anos, estavam soldando um tanque de fluidos. A cooperativa informou que os trabalhadores estavam montando os tanques. A suspeita é de que gases de resíduos de biodiesel tenham causado a explosão. Os trabalhadores estavam usando equipamentos de proteção quando foram arremessados a mais de 20 metros.

Tanque explodiu em cooperativa de Maringá (Foto: Samu)

 

Fertilizantes

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afastou completamente nesta quinta-feira (03/03) qualquer possibilidade do Brasil receber fertilizantes de Rússia e Belarus, dois grandes exportadores para o país, enquanto durar a guerra provocada pela invasão russa à Ucrânia. Segundo ela, não há condições viáveis para o pagamento e o transporte dos produtos mediante as diversas sanções impostas à Rússia e a Belarus pela invasão militar.

A Rússia tornou-se alvo da maior sanção econômica já aplicada pela comunidade internacional a um país na história moderna, derrubando a oferta de fertilizantes no mercado e colocando em xeque a autossuficiência do Brasil na sua produção agropecuária. A iminente escassez de fertilizantes no mercado mundial após a invasão da Rússia à Ucrânia trouxe à tona essa dependência, bastante desconfortável para o setor agropecuário do Brasil. Entenda por que Brasil não produz fertilizante suficiente e importa da Rússia.

Trabalhador em terminal de exportação de fertilizantes na China (Foto: Reuters)

Chuva e calor intenso no final de semana

De acordo com a Climatempo, as áreas com mais acumulados de chuva previstos são o litoral de São Paulo, de Santa Catarina e da Bahia, além das capitais Florianópolis, Curitiba e Salvador. No Nordeste e Norte, os períodos com sol serão entre muitas nuvens, e as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer momento, várias vezes ao longo do dia. O sol predomina e a chuva não aparece no litoral norte do Rio de Janeiro, na região de Vitória e litoral sul do Espírito Santo e no oeste e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região da grande Porto Alegre. O calor intenso segue predominando e as temperaturas superam os 30°C por quase todo país.

chuva campo alagado (Foto: Getty Images)

Preço do suíno

Os levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) mostram que os preços suíno vivo recuaram em fevereiro em praticamente todas as praças e voltaram aos menores patamares reais desde agosto de 2018. O preço médio do suíno comercializado na região SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba) foi de R$ 5,49 kg em fevereiro, queda de 0,6% frente a janeiro e 31,1% abaixo do de fevereiro/21, em termos reais (a série foi deflacionada pelo IGP-DI de janeiro/22).

suínos (Foto: Editora Globo)

China suspende importação de carne de frango

O governo chinês suspendeu as importações de carne de frango de uma unidade da BRF, de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, conforme comunicado no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) publicado nesta sexta-feira (04/03). Os chineses informaram que a interrupção das compras entrará em vigor no sábado (05/03), sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados nem o motivo da decisão. O país asiático vem suspendendo, desde 2020, as compras de frigoríficos de vários países. A justificativa seria o maior controle sanitário, em razão da pandemia da covid-19.

aves-frangos-corte-carne-galinha (Foto: Ricardo Padue/Ed. Globo)

Guerra pode atrapalhar venda de fábrica de fertilizantes da Petrobras

A guerra na Ucrânia deve atrapalhar a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), da Petrobras. Instalada no município de Três Lagoas (MS), a fábrica estava sendo repassada à empresa russa Acron. A assinatura do contrato dependia só do aval da área de governança da petrolífera quando a guerra estourou. Agora depende também do tempo que o conflito vai durar e de seus efeitos no caixa da Acron. Segundo uma fonte da petrolífera, alguns trâmites internos ainda têm de ser cumpridos, o que costuma levar meses. A questão é que os dois lados estavam empenhados em acelerar o processo para que a empresa russa começasse a operar a fábrica já em julho.

Petrobrás (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

Preços de alimentos batem recorde em fevereiro

Os preços mundiais de alimentos atingiram um recorde em fevereiro, saltando 24,1% em relação ao ano anterior, liderados por um aumento nos óleos vegetais e laticínios, disse a agência de alimentos da ONU nesta sexta-feira (04/03). Os preços mais altos dos alimentos contribuíram para um aumento mais amplo da inflação à medida que as economias se recuperam da crise do coronavírus, e a FAO alertou que os custos mais altos estão colocando em risco as populações mais pobres em países dependentes de importações.

O índice de preços dos grãos subiu 3,0% no mês, com os preços do milho avançando 5,1% e os preços do trigo subindo 2,1% (Foto: Divulgação/Koelnmesse)

 
Source: Rural

Leave a Reply