Skip to main content

Destaques do dia: as notícias mais importantes desta quinta-feira (03/3)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Fertilizantes

A interrupção do fluxo de exportação de fertilizantes russos ao Brasil, assim como para a grande maioria de outros países do mundo, é uma "questão de tempo", avalia a consultoria StoneX. A empresa aponta que mesmo que o país não suspenda as vendas externas, as sanções econômicas impostas à Rússia e os gargalos logísticos tendem a interromper o fluxo exportador do país. "A situação está se deteriorando rapidamente e a guerra iniciada na semana passada pode ser mais longa e mais difícil para a Rússia do que se esperava", diz a Mesa de Fertilizantes da StoneX, em relatório enviado a clientes.

Enquanto isso, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) afirma que o Brasil tem atualmente estoques de fertilizantes para os próximos três meses, em níveis acima da média de anos anteriores. A afirmação, "com base em agentes de mercado", difere de declaração da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que afirmou na véspera que o Brasil teria "estoque passagem que dá pra chegar até outubro, quando começamos a nossa safra de verão". A Anda pontuou, no entanto, que restrições que inibem temporariamente o fluxo de navios na região do conflito estão trazendo dificuldades para transportar os insumos, como o registrado nas operações no Mar Negro.

agricultura_fertilizantes (Foto: Thinkstock)

Chuva preocupa colheita no Centro-Oeste

Há previsão de chuvas para sexta-feira (4/3), sobre as áreas produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Pará. No sábado, (5/3), uma frente fria chega ao estado gaúcho e leva chuvas significativas no domingo (6/3). Depois de uma semana, volta a chover de novo sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, "o que será de suma importância para a manutenção da umidade do solo e uma garantia de melhores condições ao desenvolvimento das lavouras".

tempestade-chuva-raio-clima (Foto: Terry Presley/CCommons)

Covid no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (03/03) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda reclassificar para endemia a pandemia de Covid-19 no Brasil. "Em virtude da melhora do cenário epidemiológico (…), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da Covid-19 no Brasil", disse ele, em postagem no Facebook. O Ministério da Saúde confirmou que a pasta está fazendo essa avaliação, mas não deu detalhes. "O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país", informou a pasta.

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília (DF) (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

 

Ampliação na produção de fertilizantes em MG

A Verde Agritech anunciou nesta quinta-feira (03/03) a aceleração de seus planos de investimentos em produção de fertilizantes potássicos em Minas Gerais, após aperto na oferta e alta nos preços por questões geopolíticas e a invasão russa na Ucrânia. Segundo comunicado da empresa que tem mina e fábrica em São Gotardo, uma segunda unidade deve iniciar produção no terceiro trimestre, com capacidade de 1,2 milhão de toneladas ao ano, ante uma produção total da empresa no ano passado de 400 mil toneladas de fertilizantes potássicos.

Visão geral mostra pilhas de resíduos na mina de potássio Belaruskali perto da cidade de Soligorsk (Foto: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Sojicultores do Mato Grosso pedem agilidade no licenciamento

Agricultores de Mato Grosso, maior produtor de grãos e oleaginosas do Brasil, afirmaram nesta quinta-feira (03/03) que há preocupações com a escassez de fertilizantes diante do conflito na Ucrânia, e pediram maior agilidade no licenciamento ambiental de minas de matérias-primas para adubos. Citando "possíveis desabastecimentos" no mercado de fertilizantes no Brasil, que normalmente tem a Rússia como maior fornecedor desses insumos, a associação destacou a necessidade de desburocratizar o sistema de licenciamento no Brasil.

soja (Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

Projeto de mineração em terras indígenas

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou nesta quinta-feira (03/03) que trabalha para aprovar um requerimento de urgência de forma a levar diretamente para votação no plenário da Casa o projeto que permite a mineração em reservas indígenas. A decisão de Barros, que recolhe assinaturas para o requerimento, ocorre um dia após o presidente Jair Bolsonaro ter defendido a aprovação da proposta pelo Congresso usando o argumento de que há risco de desabastecimento de fertilizantes no Brasil por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Ricardo Barros (PP-PR) (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Confiança do agronegócio cai

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela CropLife Brasil, fechou o 4º trimestre de 2021 em 109,6 pontos, queda de 11,5 pontos em relação ao levantamento anterior. A piora na percepção do setor em relação à economia brasileira e o esfriamento dos ânimos em virtude do aumento dos custos dos insumos são os principais motivos que pesaram no resultado, disseram as entidades em nota divulgada nesta quinta-feira (03/03). O ICAgro é calculado a partir dos Índices de Confiança da Indústria Agronegócio (antes da porteira, que são as empresas de insumos agrícolas, e depois da porteira, referente às fabricantes de alimentos) e do Produtor Agropecuário (produtor agrícola e pecuário).

A confiança da indústria antes da porteira na economia do Brasil caiu 5 pontos, para 87,1 pontos (Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

Café

As exportações de café verde do Brasil atingiram 208,5 mil toneladas (3,47 milhões de sacas de 60 kg) em fevereiro, alta de 9,16% ante o mesmo mês de 2021, no primeiro avanço no comparativo anual em oito meses, mostraram dados do governo federal nesta quinta-feira (03/03). Os volumes embarcados vinham sendo afetados por problemas logísticos, como falta de espaços nos navios, e menor oferta de grãos após uma safra baixa em 2021, conforme informações de exportadores. Mas os preços, que subiram mais de 80% em fevereiro no comparativo anual, podem ter dado algum impulso.

Café (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

 
Source: Rural

Leave a Reply