Skip to main content

A Turquia está pedindo que todos os lados da crise da Ucrânia respeitem um pacto internacional de passagem pelos estreitos turcos do Mar Negro, disse nesta terça-feira o ministro da Defesa, Hulusi Akar, após Ancara bloquear o acesso.

Aliada da OTAN, a Turquia faz fronteira com Ucrânia e Rússia no Mar Negro e tem boas relações com ambos os países. Sob a Convenção de Montreux, de 1936, Ancara tem o direito de limitar o trânsito pelos seus estreitos de Bosphorus e Dardanelles em tempos de guerra.

LEIA TAMBÉM: Guerra entre Rússia e Ucrânia coloca logística internacional em alerta

Navio transporta contêineres para exportação (Foto: Mapa/Divulgação)

 

Isso permite que ela contenha o trânsito de navios de guerra da Rússia no Mar Negro. O pacto prevê uma exceção para navios retornando para suas bases de origem.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, afirmou à imprensa estatal que a Turquia havia exigido que todos os Estados do Mar Negro e aqueles de fora do Mar Negro suspendam passagens por seus estreitos.

“Erodir (a Convenção de) Montreux ou perturbar os status quo não beneficia ninguém. Vemos um benefício na preservação de Montreux. Dizemos a todos os lados que seria benéfico cumprir Montreux”, disse Akar a repórteres após a reunião ministerial de segunda-feira, segundo seu ministério.

México rejeita sanções

O México não aplicará sanções econômicas contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, afirmou o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador nesta terça-feira, também criticando o que chamou de censura à mídia estatal russa pelas empresas de redes sociais.

“Não vamos aplicar nenhum tipo de represália econômica porque queremos ter boas relações com todos os governos do mundo”, disse López Obrador em uma entrevista coletiva rotineira.

saiba mais

Gigante de transporte marítimo Maersk se afasta da Rússia

Preços dos combustíveis ganham pressão extra com guerra na Ucrânia

 

A posição de López Obrador contrasta com as sanções internacionais que a Rússia está enfrentando pelas ações do presidente Vladimir Putin, que esfacelaram a paz pós-Guerra Fria na Europa.

A Shell foi a mais recente empresa ocidental a anunciar sua saída da Rússia. As sanções e o isolamento financeiro global já tiveram um impacto devastador à economia da Rússia, com o rublo em queda livre e russos fazendo filas no lado de fora dos bancos para salvar suas poupanças.

“Eu não concordo com o fato de que a mídia da Rússia ou de qualquer outro país seja censurada”, disse López Obrador.
Source: Rural

Leave a Reply