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Segmento que vem enfrentando problemas em escala global desde o início da pandemia de Covid-19, a logística internacional tem na guerra entre Rússia e Ucrânia mais um grande motivo de preocupação. A área de conflito abrange uma importante rota logística na Europa, responsável por boa parte das exportações mundiais de grãos.

O governo ucraniano já informou que os portos do país ficarão fechados até o final dos confrontos. E empresas exportadoras de grãos anunciaram a suspensão de atividades no país, por questões de segurança. Há relatos de navios de carga que foram atingidos por mísseis na região do Mar Negro.

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Maersk fala em suspensão do envio de contêineres para a Rússia (Foto: Fernando Martinho)

 

Nesta semana, a Maersk, uma das principais operadoras de contêineres do mundo, informou que, diante da situação vem se preparando para cumprir as sanções impostas sobre a Rússia enquanto visa garantir a segurança de suas operações.

Em comunicado, o quinto divulgado pela empresa sobre suas operações em meio ao conflito, a Maersk informou que entre as medidas a serem adotadas, estão a suspensão de reservas e envio de contêineres para a Rússia, seja para operações marítimas, seja para operações no interior. Ao mesmo tempo, diz que avalia as melhores opções para clientes e entrega de cargas.

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"Para a carga já na água, faremos o possível para entregá-la ao destino pretendido. Temos um foco nítido em proteger contêineres refrigerados e manter as operações da cadeia de frio o mais estável possível, pois as commodities incluem bens importantes, como mantimentos e produtos farmacêuticos", diz o comunicado da empresa.

A Maersk informa também que tem adotado medidas para garantir a segurança de seus funcionários e das apoio a suas famílias. "As solicitações normais serão tratadas como de costume, mas pedimos paciência, pois as equipes globais lidam com solicitações específicas de cada país", diz o informe.

Advogado especialista em litígios com ênfase em transporte marítimo, Larry Carvalho destaca, em artigo divulgado via internet, que a situação é de máxima cautela. Segundo ele, a extensão do conflito e sua possível escalada deve determinar os efeitos sobre o sistema logístico internacional.

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No entanto, alguns efeitos já podem ser observado nesses primeiros dias de guerra entre Ucrânia e Rússia. Desvios de embarcações e suspensão de cargas para a região do Mar Negro estão entre essas consequências. Além de aumento dos preços dos combustíveis nos principais portos de abastecimentos, item que responde por algo entre 15% e 30% do custo do frete marítimo, a depender da rota.

"A ofensiva deixa navios que estavam carregando no país presos no conflito, retirando capacidade de transporte do mercado e obriga os importadores a procurar por outras fontes de suprimento, normalmente mais distantes", ressalta Carvalho.

No artigo, o advogado destaca que o sistema logístico já vinha em desequilíbrio. E a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além das ações de outros países, especialmente nas sanções em relação a Rússia, devem ter mais impacto no quadro já desbalanceado de demanda por transporte e oferta de navios.
Source: Rural

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