Skip to main content

A gigante do transporte marítimo Maersk interromperá temporariamente todo o transporte de contêineres de e para a Rússia, aprofundando o isolamento do país à medida que a invasão da Ucrânia desencadeia um êxodo de empresas ocidentais.

O Ocidente impôs pesadas restrições à Rússia para fechar sua economia e bloqueá-la do sistema financeiro global, tornando-a efetivamente "investível" e incentivando as empresas a interromper vendas, cortar laços e descartar dezenas de bilhões de dólares em investimentos.

LEIA TAMBÉM: Guerra entre Rússia e Ucrânia coloca logística internacional em alerta

Maersk anunciou suspensão de operações na Rússia (Foto: Divulgação)

 

As restrições fecharam o espaço aéreo para aeronaves russas, excluíram alguns bancos russos da rede financeira global SWIFT e restringiram a capacidade de Moscou de usar seus 630 bilhões de dólares em reservas estrangeiras.

As empresas de energia BP e Shell abandonaram posições multibilionárias, enquanto os principais bancos, companhias aéreas, fabricantes de automóveis e outros cortaram remessas, encerraram parcerias e classificaram as ações da Rússia inaceitáveis.

"Espero ver uma série de anúncios semelhantes nos próximos dias", disse Sonia Kowal, presidente da Zevin Asset Management em Boston, na segunda-feira, acrescentando que o desinvestimento do grande fundo soberano da Noruega apoiaria a mudança.

saiba mais

Preços dos combustíveis ganham pressão extra com guerra na Ucrânia

Na ONU, Brasil mantém condenação à invasão da Ucrânia, apesar da neutralidade defendida por Bolsonaro

 

A Maersk, que opera rotas de transporte de contêineres para São Petersburgo e Kaliningrado no Mar Báltico, Novorossiysk no Mar Negro e Vladivostok e Vostochny na costa leste da Rússia, disse nesta terça-feira que todo o transporte de contêineres para a Rússia será temporariamente interrompido.

O grupo de petróleo e gás TotalEnergies também disse que não fornecerá mais capital para novos projetos na Rússia, seguindo movimentos da Shell, BP e da norueguesa Equinor para sair de posições no país rico em energia.

As empresas de cartões de pagamento dos EUA Visa Inc e Mastercard Inc bloquearam várias instituições financeiras russas de sua rede.

saiba mais

Portos da Ucrânia permanecerão fechados até fim da invasão russa

Rússia aumenta taxas de juros e introduz controles de capital à medida que sanções aumentam

 

Grandes empresas de tecnologia estão equilibrando apelos para fechar serviços na Rússia com o que consideram a missão de dar voz à dissidência e ao protesto.

A empresa controladora do Facebook, Meta Platforms Inc, informou na segunda-feira que restringirá o acesso aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em suas plataformas na União Europeia, em linha com medidas semelhantes de grandes empresas de tecnologia dos EUA.

O YouTube está bloqueando canais conectados aos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik em toda a Europa, disse a empresa operada pelo Google, da Alphabet Inc.
Source: Rural

Leave a Reply