Skip to main content

Confira os destaques desta sexta-feira (25/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Fertilizante

A decisão da Rússia de invadir a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24/02) tornou ainda maior o risco de uma eventual falta de fertilizantes no mercado internacional. Os impactos podem ser diretos sobre o futuro da safra 2022/23 de grãos no Brasil, cujo plantio se inicia no próximo semestre. Com os preços já em alta devido a problemas geopolíticos na Bielorrussia, o que havia reduzido a oferta mundial de potássio, o setor vinha adiando as compras à espera de uma possível queda dos preços que, com o início do conflito, se tornou improvável. Dentre os nutrientes exportados pela Rússia ao Brasil, destaca-se o potássio. Com 20% da produção mundial, o país respondeu por 28% das importações brasileiras deste nutriente em 2021 e, globalmente, as opções são escassas.

Fertilizante (Foto: REUTERS/Scott Audette)

 

Navil atingido por projétil

 

A multinacional Cargill teve um navio atingido por um projétil no Mar Negro, na quinta-feira (24/2), quando se iniciou a ofensiva da Rússia na Ucrânia. A informação foi divulgada por agências de notícias e confirmada pela assessoria da empresa no Brasil. De acordo com a companhia, a tripulação do navio está bem e o dano causado pelo projétil não impede a navegabilidade da embarcação. A assessoria da divisão brasileira da multinacional não confirmou que tipo de carga era transportada nem seu destino.

Navio (Foto: Coopersucar/Divulgação)

 

Arroz e feijão de baixa qualidade apreendidos

Fiscais do Ministério da Agricultura suspenderam a comercialização de 37,809 toneladas de feijão e 774 quilos de arroz em atacadistas e supermercados do Distrito Federal, depois de uma operação de fiscalização realizada nesta semana. De acordo com a pasta, a justificativa foi a baixa qualidade, com produtos expostos com grãos sadios e excesso de impurezas. De acordo com o Ministério da Agricultura, a ação foi feita em 11 redes de supermercados e contou com fiscais do próprio Distrito Federal e de São Paulo. O objetivo foi retirar de comercialização os produtos que estavam em desacordo com as normas estabelecidas no país.

feijao-carioca (Foto: Ibrafe)

 

GPA vende 17 lojas

O GPA anunciou nesta sexta-feira (25/02) um acordo para a alienação de até 17 imóveis próprios da empresa para o fundo imobiliário Brazel Properties por cerca de 1,2 bilhão de reais. Segundo comunicado ao mercado, os imóveis serão posteriormente alugados pela cadeia de atacarejo Assaí por um prazo de 25 anos, renováveis por mais 15 anos. O fechamento da transação ainda requer aprovação das autoridades concorrenciais. De acordo com o comunicado desta sexta-feira, a maior parte das lojas envolvidas na transação já foram cedidas ao Assaí, com expectativas de que os pontos remanescentes sejam transferidos até o final do primeiro trimestre deste ano.

gôndula-supermercados-ovos-GPA (Foto: Divulgação/GPA)

 

Dólar vai a R$5,10

 

O dólar operava em queda na primeira meia hora de negócios desta sexta-feira (25/02), depois de subir mais cedo, mas por ora as variações estão comedidas e deixam a moeda ainda em torno dos 5,10 reais alcançados na véspera, com investidores mantendo o prêmio de risco recém-adicionado na esteira da crise geopolítica agravada pela invasão russa sobre o território ucraniano. Na véspera, o dólar saltou 2% no Brasil, mas ainda conseguiu fechar abaixo das máximas do dia, quando chegou a disparar mais de 3%, perdendo fôlego conforme as praças financeiras globais melhoraram o sinal na parte da tarde após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra a Rússia.

Cédulas de 50 reais e de 10, 20 e 50 dólares (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

 

Chuvas no carnaval

De acordo com a Rural Clima, entre domingo (27/2) e segunda-feira (28/2), uma nova frente fria avança sobre o estado gaúcho e leva chuvas mais intensas e generalizadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. Essa condição deve se estender durante a próxima semana, que terá chuva em praticamente toda região Sul, incluindo Paraguai, Uruguai e Argentina. No Nordeste, há previsões de chuva ao longo do feriado, porém sempre na forma de pancadas. Nos próximos dias, o tempo aberto deve predominar nos estados, com pouquíssimas chuvas generalizadas.

chuva campo (Foto: Getty Images)

Assistência para produtores mineiros

Produtores de 16 municípios mineiros vão receber assistência técnica da Emater-MG em um projeto de desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa tem financiamento do Fundo de Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, por meio de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram selecionadas para participar 45 propriedades em Abaeté, Araçaí, Caetanópolis, Cordisburgo, Curvelo, Guarda-Mor, Ituiutaba, João Pinheiro, Paracatu, Paraopeba, Pompéu, Prata, Sete Lagoas, Uberlândia, Unaí e Vazante.

Integração lavoura-pecuária (Foto: Gabriel Faria/Embrapa)

Sistema identifica áreas aptas para irrigação

Um novo sistema de classificação de terras aptas para irrigação válido para todos os biomas foi desenvovido pela Embrapa Solos, com sede no Rio de Janeiro. O software do sistema fornece informações sobre as áreas agrícolas que podem ser irrigadas nas culturas de acerola, goiaba, banana, manga, cana-de-açúcar, melancia, cebola, melão, coco, milho, feijão, uva, capim elefante e café arábica. O objetivo do sistema, segundo a Embrapa, é maximizar o retorno econômico do produtor, mas sem perder de vista a exploração sustentável dos recursos naturais.

Em meio a períodos de seca ou excesso de chuva, os sistemas de irrigação inteligente são opções interessantes para o produtor (Foto: Divulgação/Lindsay e Icrop)

 
Source: Rural

Leave a Reply