Skip to main content

Cerca de 380 mil toneladas de óleo de girassol da região do Mar Negro para a Índia estão parados nos portos e com produtores, e novas compras pararam depois que os portos suspenderam as operações após a invasão da Ucrânia pela Rússia, disseram quatro negociantes à Reuters.

LEIA TAMBÉM: Índia impõe limite de estoques de oleaginosas e óleos vegetais

Somente em janeiro de 2022, a Índia importou mais de 307 mil toneladas (Foto: iStock)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não há clareza sobre quando o carregamento dos produtos – avaliados em 570 milhões de dólares a preços atuais – da Ucrânia e da Rússia será retomado, pressionando os compradores indianos a substituir o óleo de girassol pelo de soja e óleo de palma para embarques de março e abril, disseram revendedores.

A região do Mar Negro responde por 60% da produção mundial de óleo de girassol e 76% das exportações, e a Índia é o maior importador global de óleos comestíveis. A busca de Nova Délhi para óleos alternativos pode suportar ainda mais o óleo de palma da Malásia e os futuros de soja dos EUA, que já estão sendo negociados perto de recordes.

A Índia tem contratos para cerca de 510.000 toneladas de óleo de girassol da região do Mar Negro para embarques em fevereiro e março, mas apenas 130.000 toneladas foram carregadas até agora em fevereiro, disseram revendedores.

saiba mais

Rio Grande do Sul inicia colheita de soja e conclui plantio de milho

Novo sistema identifica áreas aptas para irrigação em todos os biomas

 

"Não sabemos o que acontecerá com a quantidade restante. Quando será enviada", Govindbhai Patel, diretor administrativo da trading G.G. Patel & Nikhil Research Company, à Reuters. Embora que a Índia compre óleo de palma da Indonésia e da Malásia, importa principalmente óleo de soja da Argentina e do Brasil e óleo de girassol da Rússia e da Ucrânia.

Os atrasos nas remessas podem criar uma escassez de óleo de girassol na Índia se o carregamento não for retomado nas próximas semanas, disse Sandeep Bajoria, executivo-chefe do Sunvin Group, uma corretora e consultoria de óleos vegetais.

A Índia importou 125.024 toneladas de óleo de girassol em novembro de 2021, 258.449 toneladas em dezembro de 2021 e 307.684 toneladas em janeiro de 2022, segundo dados da Solvent Extractor's Association (SEA). O país, que obtém mais de dois terços de seu suprimento de óleo comestível por meio de importações, compra cerca de 1,25 milhão de toneladas de óleo de cozinha todos os meses.

saiba mais

Risco de faltar de fertilizantes em 2022/23 tornou-se real, afirmam analistas

Brasil pode ter maior aperto na oferta de fertilizante por crise na Ucrânia

 

O óleo de palma é geralmente o óleo dominante usado na Índia, mas os importadores tiveram que comprar mais óleo de soja e óleo de girassol este ano devido à oferta reduzida de óleo de palma do maior exportador da Indonésia, o que levou os preços do produto tropical a níveis recordes.

A oferta de óleo de soja também é limitada, pois a seca atingiu as lavouras de soja na América do Sul. Isso pode forçar os compradores indianos a fazer mais compras de óleo de soja dos EUA, disse um revendedor de Nova Délhi.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply