Skip to main content

Confira os destaques desta quinta-feira (24/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Rússia inicia operação militar na Ucrânia e EUA anuncia sanções

O presidente da Rússia, Vladimir Putin autorizou uma ação militar na região, aumentando a escalada do conflito entre os dois países. Entre a noite de quarta-feira (23/2) e manhã desta quinta-feira (24/2), explosões foram ouvidas e, em Kiev, capital ucraniana, filas de carros eram vistas com parte da população deixando a cidade. É o primeiro ataque de um estado europeu contra outro desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Após Moscou lançar uma ofensiva completa na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou novas e duras sanções contra a Rússia nesta quinta-feira (24/02). Biden disse que as sanções foram pensadas para impor um impacto de longo prazo sobre a Rússia e para minimizar o impacto sobre os Estados Unidos e seus aliados. O presidente também disse que os EUA estão preparados para fazer mais.

EUA anunciou medidas para impedir que a Rússia faça negócios com as principais moedas do mundo, ao lado de sanções contra bancos e empresas estatais. (Foto: Reuters)

Conflito afeta oferta de fertilizantes e preços de grãos no Brasil

As exportações agrícolas brasileiras podem perder sua vantagem competitiva devido ao aumento dos preços dos fertilizantes e à escassez de suprimentos, se a invasão russa na Ucrânia desencadear sanções ocidentais aos fornecedores do país, segundo analistas. O Brasil depende de importações para cerca de 85% de suas necessidades de fertilizantes. A Rússia é seu maior fornecedor de matérias-primas para adubos. A crise na Ucrânia significa que os produtores brasileiros de soja e outras commodities agrícolas estão potencialmente prestes a enfrentar um momento difícil.

Milho e o trigo, na Bolsa de Chicago, encerraram o dia com fortes altas, dando sequência a um movimento iniciado ainda na sessão da madrugada. O ataque da Rússia à Ucrânia, iniciado na madrugada desta quinta-feira (pelo horário de Brasília) ditou o ritmo do mercado internacional de commodities agrícolas. Russia e Ucrânia respondem juntos, por 29% das exportações mundiais de trigo e por 19% dos embarques globais de milho.

agricultura_fertilizante (Foto: Thinkstock)

 

Reabertura do Pronaf

O Ministério da Agricultura anunciou a reabertura das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em nota divulgada na noite de quarta-feira (23/2), a pasta informou que foi aberto orçamento destinado à equalização de taxas de juros, que viabilizou a liberação de até R$ 2,8 bilhões em crédito até 31 de junho, quando terminam a vigência do atual Plano Safra (2021/2022). No comunicado, o Ministério destaca que as demais linhas de crédito controlado permanecem suspensas até 31 de março de 2022.

Lavoura de agricultura familiar (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

 

Chuva de granizo deve atingir lavouras

A quinta-feira (24/2) contou com nuvens carregadas formadas sobre o norte da Argentina e o Paraguai que devem avançar ao Sul do país. Esse sistema que chega ao Sul traz altos riscos para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e queda de granizo. No estado, a forte chuva pode ocorrer no oeste e noroeste, justamente onde se concentram importantes áreas produtoras de soja. Além disso, o evento deve atingir áreas produtoras de arroz e de frutas na Região Serrana.

Granizo (Foto: Pixabay)

Preço do suíno vivo sobe

O poder de compra do suinocultor continua em queda, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). Segundo o centro de estudos, mesmo com as recentes altas no preço do animal vivo em fevereiro, elas ainda foram menores do que em janeiro, por causa da desvalorização ocorrida no preço do suíno no início de fevereiro. No caso do farelo de soja, a forte alta do derivado agrava mais a situação do suinocultor. Segundo o Cepea, considerando-se o animal comercializado no mercado independente da região SP-5, o produtor consegue adquirir 1,9 quilo do derivado com a venda de 1 quilo de suíno na parcial de fevereiro, a menor quantidade em mais de nove anos.

Custo da produção de suínos tem se mantido elevados por causa da alta dos preços dos grãos (Foto: REUTERS/Stringer)

 

Dólar salta

O dólar deu um salto nesta quinta-feira (24/02), na maior alta percentual diária em mais de cinco meses, com investidores repercutindo a disparada da aversão a risco após a Rússia invadir a Ucrânia, mas a turbulência amenizou no decorrer da tarde, o que permitiu que a moeda norte-americana fechasse a alguma distância das máximas da sessão. No pico do dia, o dólar disparou 3,23%, a 5,165 reais. Na mínima, ainda subiu 0,62%, para 5,0342 reais. Na véspera, a cotação chegou a descer à casa de 4,99 reais.

Investidores têm apontado para uma forte entrada de recursos estrangeiros no Brasil nas últimas semanas, com o alto patamar dos juros locais aumentando a atratividade do real para estratégias que lucram com diferenciais de taxas de empréstimo.

Cédula de dólar dos Estados Unidos (Foto: REUTERS/Thomas White)

 
Source: Rural

Leave a Reply