O americano Daylon Swearingen, 22 anos, obteve sua primeira vitória na Unleash The Beast, a primeira divisão da Professional Bull Riders (PBR), em St. Louis, no Missouri (EUA), prova que teve quatro brasileiros entre os cinco primeiros colocados. Na etapa anterior, Swearingen tinha sofrido um acidente violento, teve seu capacete quebrado e saiu de maca da arena de Oklahoma City.
LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas
Americano parou em dois dos três touros e venceu etapa de St. Louis (Foto: Reprodução/ PBR)
Desta vez, o americano venceu dois dos três touros que montou na sexta e sábado (18 e 19/2) e obteve uma nota 90 sobre Jive Turkey. A performance fez com que ele passasse do 4º para o 2º lugar na classificação geral da temporada, 61,34 pontos atrás do ainda líder, o brasileiro João Ricardo Vieira. Vieira, paulista de Itatinga, de 37 anos, que busca seu primeiro campeonato mundial após dois vices, só venceu um (Red Solo) dos três touros do final de semana. A final do Mundial acontece em maio.
O melhor brasileiro na etapa foi Maurício Gulla Moreira, paulista de Gavião Peixoto, que terminou na segunda colocação, com duas boas montarias próximas de 89 pontos. Foi seguido pelos paulistas Rafael Henrique dos Santos (Sebastianópolis) e Luciano de Castro (Guzolândia).
O bicampeão mundial José Vitor Leme, que tenta se tornar o primeiro a conquistar três títulos seguidos na história da PBR, ficou em quinto e entrou pela primeira vez no top ten da classificação do Mundial. Leme, de Ribas do Rio Pardo (MS), subiu para o 9º lugar, 254 pontos atrás do líder Vieira (confira o top 10 ao final da reportagem).
saiba mais
Time Brasil está definido para a Global Cup de rodeio em touros
Prestes a fazer 6 anos, Whoopa é o touro a ser vencido nos rodeios da PBR
A etapa teve ainda mais dois destaques brasileiros. O paulista Kaique Pacheco, campeão mundial de 2018 e vice no ano passado, montou pela primeira vez na temporada, após se recuperar de uma lesão no ombro direito. Ele ficou em oitavo, duas posições atrás do tricampeão Silvano Alves, que voltou a montar bem com notas 85 e 86, após seguidas quedas nas primeiras etapas.
O touro Ridin Solo foi o destaque entre os animais, jogando o peão americano Mason Taylor ao chão em menos de 4 segundos na terceira rodada e marcando 46 pontos. O animal está empatado na temporada com Woopaa, o campeão de 2021, com nota média de 45,75, mas leva vantagem no número de montarias: 4 contra 3 de Woopaa.
Kaique, Silvano, Vieira, Dener Barbosa (que não montou em St. Louis por estar machucado) e Leme integram a seleção brasileira que vai disputar a Global Cup, a Copa do Mundo de Rodeio, em 5 de março em Arlington, nos EUA. Leme será o capitão da equipe comandada pelo treinador Robson Palermo.
Nesta terça (22/2), a primeira divisão da PBR terá uma noite de montarias em Los Angeles, na Califórnia, e, no próximo final de semana (25 e 26/2), os melhores peões da PBR disputam a etapa de Little Rock, no Arkansas.
(Foto: Reprodução/PBR)
Source: Rural