Cenouras, pepinos, alcachofras, alho poró, abóboras e outros vegetais se tornam instrumentos musicais nas mãos da Orquestra Vegetal. O grupo de artistas de Viena (Áustria) faz música usando apenas legumes frescos. Segundo o site espanhol FreshPlaza, o grupo viaja o mundo oferecendo shows incríveis. Os instrumentos são feitos pelos músicos antes de cada apresentação.
LEIA TAMBÉM: Horta urbana: cinco vegetais para plantar com pouco espaço
Orquestra dos Vegetais (Foto: Divulgação )
Eles vão em grupo aos mercados escolher os vegetais para os três tipos de instrumentos que usam na orquestra: os prontos (aqueles vegetais que soam bem sem necessidade de trabalhar mais neles, com os pimentões), os instrumentos simples (legumes com um ou mais poucos cortes como a berinjela) e instrumentos complexos formado pelas hortaliças que exigem um trabalho mais elaborado para produzir sons, como cenouras e pepinos. A abóbora, naturalmente, garante o som do tambor.
Juntos desde desde 1998, os músicos tocam, geralmente, dez instrumentos a cada apresentação. O repertório vai da música clássica, tribal até o techno.
Suzana Gartemayer, uma das integrantes da orquestra, diz que o grupo leva cerca de três horas para preparar os instrumentos e depois precisam testar os sons. Os vegetais remanescentes são usados para fazer uma sopa que é servida ao público após o concerto.
Assista ao vídeo da apresentação da Orquestra Vegetal:
Source: Rural