Skip to main content

As chuvas da última semana, ainda que em menor volume, beneficiaram o desenvolvimento da soja no Rio Grande do Sul, segundo a Emater. O plantio foi concluído. Das lavouras, 4% da área estão em maturação, outros 44% em enchimento de grãos, 37% em floração e 15% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

LEIA TAMBÉM: IGC reduz previsão de safra global de milho após perdas na América do Sul

Lavoura de soja atingida por seca no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters)

 

"O quadro geral continua com potencial produtivo afetado, estande de plantas abaixo do ideal, baixa área foliar e antecipação da finalização do ciclo das plantas, principalmente em cultivares de ciclo curto ou estabelecidas no início do período recomendado para plantio", disse a Emater em nota. "A colheita de cultivares mais precoces apresenta resultados muito aquém dos esperados, mas ainda representa áreas muito pequenas, sem relevância estatística."

Na metade leste do Estado, as lavouras de milho semeadas mais recentemente, apresentam bom desenvolvimento. "Nas lavouras implantadas até a metade do período indicado no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), avançou a colheita, alcançando 54% da área total cultivada", informou.

saiba mais

Agricultores argentinos podem fazer vendas ocasionais de soja ao Paraguai, diz câmara

 

 

O plantio chega a 99% da área total estimada, da qual restam ainda 19% fase em maturação, 13% em enchimento de grãos, 8% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo. "A perda de produtividade, nesses primeiros cultivos, é bastante elevada e consolida a redução de 53% em relação a projetada inicialmente."

Em relação ao arroz, a colheita atinge 3% da área cultivada no Estado. "Esse índice deverá ter elevação mais acentuada nos próximos períodos, pois 19% do cultivo já está em processo de maturação. Outros 35% estão enchimento de grãos, 31% em floração e 12% em germinação e desenvolvimento vegetativo."
Source: Rural

Leave a Reply