Skip to main content

A melancia tem muitos benefícios para a saúde. Por contar com mais de 90% de água em sua composição, ela é famosa por ser um ótimo diurético natural. Mas você sabia que suas propriedades trazem outros benefícios que fazem bem ao organismo? Além de ter poucas calorias, hidratar a pele e o cabelo, a hortaliça tem ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e faz bem ao coração. Outro ponto que deve ser destacado é que a melancia também ajuda na produção de serotonina e melatonina, o hormônio do sono. Veja, a seguir, nove benefícios da melancia.

LEIA TAMBÉM: Mais doce e com menos sementes, melancia amarela cresce no mercado brasileiro

como-plantar-melancia (Foto: Pixabay)

 

O cultivo da melancia

É comum tratar a melancia como fruta, embora ela seja uma hortaliça da mesma família do melão e das abóboras. Há plantações de melancia espalhadas por todo o país. Mas São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão, os principais Estados produtores. A melancia se dá bem em climas quentes, com temperatura entre 21 ºC a 35 ºC — veja como plantar melancia.

Arredondada e com peso que pode variar de 1 a 20 quilos, a melancia é cultivada há mais de quatro milênios. Atribui-se sua origem à África tropical, de onde partiu para a Índia e, em seguida, para os países europeus, cujos exploradores a introduziram no continente americano.

 

Melancia (Foto: thinkstock)

 

1- Faz bem para pele para o cabelo

As vitaminas A, C e o licopeno encontrados na melancia ajudam a deixar a pele e os cabelos mais saudáveis. Isso acontece porque, enquanto a vitamina C ajuda na produção de colágeno, a vitamina A contribui com a regeneração celular e o licopeno ajuda a proteger a pele dos danos do sol.

2- Hidrata o corpo

A melancia é composta por 92% de água e, por isso, é considerada uma boa fonte de hidratação para o organismo. Manter o corpo hidratado é importante pois regula a temperatura do corpo e ainda previne infecções. Além disso, toda essa água, associada às fibras existentes na composição da fruta, ajudam a pessoa a sentir-se saciada.

saiba mais

Açafrão-da-terra: de tempero ao "chazinho da vovó", conheça benefícios e saiba como usar

 

3- Regula o sistema nervoso

A nutricionista Laísa Ramos destaca que a melancia também é fonte de vitamina B6 e, assim, contribui com o mecanismo de geração de energia do organismo e com a regulação no sistema nervoso. “Por ser cofator de uma enzima, a vitamina B6 (piridoxina) auxilia na transformação do triptofano em serotonina, que é o hormônio neurotransmissor do prazer e do bem estar”, explica.

melancia-fashion-bayer (Foto: Divulgação/Bayer)

 

 

4 – Ajuda a produzir o hormônio do sono

A serotonina produzida com a ajuda da vitamina B6 também é transformada em melatonina, o hormônio do sono. “Essa produção faz com que a pessoa durma melhor, com a sensação de descanso e conforto necessários”, acrescenta a nutricionista.

5- Diminui riscos de doenças cardiovasculares

O licopeno é um carotenóide, uma substância química encontrada no pigmento vermelho da fruta, que tem propriedade antioxidante. “Os compostos antioxidantes da melancia auxiliam no equilíbrio oxidativo do organismo e também na não oxidação de colesterol “ruim” (LDL). Isso previne a formação da placa de ateroma, ou seja, lipídeos e tecido fibroso, que podem aparecer na parede dos vasos sanguíneos e, por isso, podemos dizer que a fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares”, esclarece.

saiba mais

Alívio para dor e bom para o sono: 10 benefícios do tomate para a saúde

 

6- Melhora o intestino

A parte mais clara da melancia, que fica próxima da casca, é rica em fibras e nutrientes. Seu consumo ajuda a melhorar o funcionamento do trânsito intestinal. Apesar de fazer bem para o intestino, é importante lembrar que consumir em excesso pode resultar na produção de gases indesejados.

Melancia (Foto: )

 

7- Ajuda a desinchar

A ação diurética está entre as propriedades mais conhecidas da melancia. A fruta ajuda o corpo a combater a retenção de líquidos, diminuindo a sensação de inchaço.

8- Fortalece o sistema imunológico

Assim como a laranja, a melancia também é fonte de vitamina C, por isso, seu consumo é uma boa opção para deixar o sistema imunológico mais forte.

9 – Protege a pele do sol

Muita gente não sabe, mas a melancia também ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Isso acontece porque a parte vermelha da melancia é rica em carotenóides antioxidantes, como o betacaroteno e o licopeno, que cooperam diretamente nessa proteção.

saiba mais

Mais doce e com menos sementes, melancia amarela cresce no mercado brasileiro

 

Aprecie com moderação

A melancia tem em sua composição 92% de água e 6% de açúcar. De maneira geral, essa quantidade não chega a afetar os níveis de açúcar no sangue, mas vale destacar que seu consumo pode não ser recomendado para quem tem diabetes, por exemplo.

“O consumo saudável vai depender do tamanho, altura e idade de cada pessoa. Não é recomendado para quem tem diabetes, pois pode aumentar a glicemia, por exemplo. Mas de forma geral, um adulto de estatura e peso medianos pode comer duas fatias por vez”, ressaltou Laísa Ramos.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply