A previsão do tempo para esta quinta-feira (17/2) indica que haverá muita nebulosidade e fortes pancadas de chuva com raios em várias regiões, inclusive, na já castigada cidade de Petrópolis. De acordo com a Climatempo, frente fria que passou pelo litoral da região Sudeste nos últimos dias se encontra sobre a divisa do Espírito Santo com o sul da Bahia. Esse sistema ajuda a organizar uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém áreas de instabilidade sobre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste.
LEIA TAMBÉM: Por que está chovendo tanto no Brasil em 2022?
Chuvas muito fortes ainda são previstas para o Sudeste, incluindo a região serrana do Rio (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes/Direitos Reservados)
No Rio de Janeiro, novos temporais devem ocorrer. Com o tempo bastante instável, há risco de chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento no sul do estado, Grande Rio e Costa Verde. Nas regiões do Médio Paraíba, Serrana – inclusive em Petrópolis, região de Macaé e noroeste fluminense, a tendência é de temporais. "A Climatempo alerta para o risco de formação de pontos de alagamento, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos de terra".
No Espírito Santo e Minas Gerais, a previsão é de chuva em todas as áreas, com foco no sul do Espírito Santo. Além disso, a nebulosidade aumenta e a temperatura cai, por causa do céu fechado e da chuva persistente. No sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro também chove, mas com menor intensidade. Além disso, a chuva só perde força no início da próxima semana, quando a ZCAS deve se desconfigurar.
"Até domingo (20/2), Minas Gerais fica em estado de atenção para alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos de terra e demais transtornos relacionados a chuva persistente e excessiva, pois o solo já está totalmente saturado", alerta a Climatempo.
saiba mais
Por que choveu tanto em Petrópolis? Veja causas e previsão do tempo
O que é ZCAS? Entenda o fenômeno que está por trás das chuvas na Bahia
Região Sul
A recente passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixou a madrugada mais fresca no Rio Grande do Sul, provocou frio na serra catarinense e até geou nas regiões mais elevadas nesta semana. Porém, com o sol forte, as tardes continuaram muito quentes com temperaturas entre 37°C e 39°C em áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Na quarta-feira (16/2), o estado do Mato Grosso do Sul foi o lugar mais quente do Brasil, pelo terceiro dia consecutivo, com a cidade de Jardim registrando quase 40ºC. Nos próximos dias, o calor deve diminuir no Sul e em Mato Grosso do Sul, com o aumento da nebulosidade e a chegada de pancadas de chuva. Mas a Climatempo avisa: "a chuva não será generalizada e nem em grande volume. O ar só vai ficar menos quente".
Source: Rural