Skip to main content

Confira os destaques desta quarta-feira (16/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Petrópolis

Os produtores rurais atingidos pela forte chuva que atingiu a região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, terão acesso a linha emergencial de crédito de até R$ 100 mil e juros de 2% ao ano para reparar as perdas provocadas pelo deslizamento de terras e inundações. “A partir do estudo da Emater, será aberta uma linha emergencial em questão de horas com a disponibilização dos recursos”, destacou o secretário de agricultura do Estado, Marcelo Queiroz. As chuvas de até 230 milímetros em três horas provocaram desabamentos e alagamentos com a morte de pelo menos 66 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de pelo menos 66 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Trigo e milho

Os contratos futuros de trigo e milho em Chicago caíram nesta terça-feira (15/2), com o anúncio de Moscou de que algumas de suas tropas estavam retornando à base, reduzindo os temores dos investidores de uma invasão russa à Ucrânia, o que poderia interromper os fluxos de exportação do Mar Negro. Enquanto isso, a soja caiu com as previsões meteorológicas mostrando maiores chances de chuva para as safras argentinas na próxima semana.

Plantação de trigo (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

Inflação

A seca que atingiu nos últimos meses os três Estados do Sul e Mato Grosso do Sul e a chuva torrencial no Nordeste começaram a apresentar a conta. Estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam, até o momento, uma quebra de 25,2 milhões de toneladas na produção de grãos por causa da estiagem. Neste pacote, estão soja, arroz e as primeiras safras de milho e feijão. Em janeiro, a alta dos alimentos respondeu sozinha por 43% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 0,54%, a medida oficial de inflação.

Lavouras de soja (à esquerda) e milho (à direita) no Brasil (Foto: REUTERS/Inaê Riveras)

 

Agroecologia

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo estabelecerá, ainda esta semana, as políticas do governo estadual voltadas à agroecologia e à produção de alimentos orgânicos no Estado. Segundo o secretário Itamar Borges, em nota da pasta divulgada nesta quarta-feira (16/2), será publicado nesta semana o decreto de regulamentação da "Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo)", que viabilizará o estabelecimento do Plano Estadual, definindo ações, metas e indicadores para estimular a agroecologia.

São Paulo quer incentivar a produção de orgânicos (Foto: Agência Brasil)

Juros e crédito rural

O aumento da taxa de juros e as dificuldades de acesso ao crédito rural, especialmente as operações com recursos subvencionados, têm sido motivo de preocupação para o agronegócio. Representações do setor pedem ao governo uma solução para a retomada da liberação dos financiamentos controlados para custeio e investimento, em plena colheita da safra de verão e início do plantio das culturas de meio de ano no Brasil. Sem os recursos controlados, o produtor rural tem que recorrer aos juros de mercado de bancos privados ou até linhas de crédito próprias dos bancos públicos, que têm taxas mais altas.

Depois de aumento da taxa de juros, Ministério da Economia recomendou a suspensão de financiamentos controlados (Foto: Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)

Pequenos negócios

A abertura de pequenos negócios no país bateu recorde no ano passado, mostra levantamento divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEIs). O número representa crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando foram abertos 3,3 milhões de negócios.

Em comparação com 2020, o número de MEIs abertos cresceu em 19,8%, quando atingiu-se 3,3 milhões de negócios (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Prevenção à seca

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul deve destinar R$ 275,9 milhões aos produtores rurais para minimizar e prevenir efeitos da estiagem que, neste ano, foi uma das mais severas. Segundo nota da pasta, os recursos são provenientes do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e preveem principalmente a construção de microaçudes nos municípios gaúchos. A secretaria acrescentou que tem concentrado esforços para agilizar a tramitação do programa e beneficiar os produtores rurais.

Seca afeta produção no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters/Diego Vara)

EUA x China

Os EUA acusaram a China de falhar em cumprir seus compromissos com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e disseram estar considerando novas formas de combater agressivas práticas comerciais chinesas. Em relatório anual sobre a observância de regras da OMC pela China, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) disse nesta quarta-feira (16/02) que o país asiático não está cumprindo a promessa que fez de abrir seus mercados à concorrência externa quando passou a fazer parte do órgão, em 2001. Entre outras coisas, os EUA repetiram acusações de longa data de que a China utiliza subsídios e regulações para favorecer suas empresas, em detrimento dos concorrentes externos.

portos-china (Foto: Reuters)

 
Source: Rural

Leave a Reply