As fortes chuvas que tem causado alagamentos, deslizamentos e mortes em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, estão relacionadas com a chegada de uma frente fria ao litoral do estado fluminense e ao ar abafado que já estava espalhado por todo Rio de Janeiro. As nuvens mais carregadas se formaram de maneira bastante localizada sobre Petrópolis e causaram esses volumes raros de precipitação.
LEIA TAMBÉM: Quebra de safra pressiona a inflação
Chuvas intensas em Petrópolis (RJ) vão continuar caindo e devem causar ainda mais transtornos (Foto: Agência Brasil)
Segundo a Climatempo, essa frente fria já está localizada sobre o litoral do Espírito Santo, porém ainda são previstas chuvas fortes para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (16/2). "O tempo permanece muito instável de quinta-feira (17/2) até domingo (20/2), por causa da formação de nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que já foi observado várias vezes neste verão, responsável por vários eventos de chuva muito forte no estado do Rio de Janeiro, mas também em Minas Gerais e no Espírito Santo".
Com isso, a região serrana do Rio de Janeiro poderá ter novos episódios de deslizamentos de terra nos próximos dias, já que os solos estão completamente encharcados.
O volume de chuva extremo que ocorreu em Petrópolis (RJ) é raro, informa a Climatempo. "A média de chuva para fevereiro é de aproximadamente 200 milímetros, e choveu 230 milímetros em 3 horas em algumas áreas da cidade. A chuva foi muito forte de forma generalizada".
saiba mais
Com quebra de safra, preço da soja passa de R$ 200 a saca no Sul do Brasil
A chuva se espalha
Com a atuação da mesma ZCAS, Minas Gerais, interior e litoral norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo vão registrar altos volumes, que devem diminuir no final de semana. Além disso, a Climatempo informa que o tempo segue carregado em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, sudoeste da Bahia, Rondônia, Tocantins e Amazonas.
Ar seco no Sul
O ar seco volta predomina sobre o Sul do Brasil. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm uma quarta-feira (16/2) com sol e pouca nebulosidade, enquanto o Paraná intercala sol e pancadas de chuva isoladas, destaca a Climatempo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural