Skip to main content

A operadora de telefonia TIM e o hub de inovação AgTech Garage, com sede em Piracicaba (SP), selecionaram o projeto da startup iPonia, especializada em monitoramento de hidroponia e fertirrigação pelo celular, para realizar testes de conceito no ambiente 5G do Centro de Pesquisa da TIM, em Guaratiba, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira chamada para projetos no agro em 5G promovida por uma operadora.

LEIA TAMBÉM: TIM e AgTech Garage buscam startups para projetos de uso do 5G no agronegócio

tecnologia agro (Foto: Getty Images)

 

Com apenas um ano de operação, a startup de São Paulo se destacou por oferecer uma proposta de teste sobre a solução de controle de irrigação inteligente que já está disponível no mercado brasileiro para diversos clientes, em culturas protegidas e de alto valor, como flores, morangos e tomates, além de hidropônicas. Os primeiros testes da iPonia no ambiente 5G devem acontecer ainda no primeiro trimestre e contarão com especialistas da TIM para suporte e coordenação.

A tecnologia do 5G deve chegar às principais capitais brasileiras até julho deste ano, segundo regras estabelecidas em leilão realizado no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

saiba mais

No agronegócio, 5G poderá dar suporte a tratores autônomos

 

Participaram da seleção da TIM e do hub Garage 45 startups e oito foram escolhidas para a fase final. Além da vencedora iPonia, mais três projetos foram selecionados e também poderão fazer testes no Centro de Pesquisa da TIM neste ano. São elas: Auros Robotics, especializada em inteligência artificial e robótica para fruticultura; Quickium, que faz gerenciamento de dados e predição de falhas, inclusive com monitoramento de segurança do trabalho; e Umgrauemeio, que trabalha com tecnologia de combate e monitoramento de incêndios florestais.

Em nota, o vice-presidente de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini, disse que o trabalho da operadora para impulsionar soluções de startups é essencial para o desenvolvimento de produtos voltados para o 5G. “Percebemos a crescente importância do 5G para startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte. Abrir nossos laboratórios para testes de conceito de soluções pensadas para o 5G é uma iniciativa única no setor de telecomunicações. Temos a inovação em nosso DNA e acreditamos na força das parcerias com startups brasileiras”.

saiba mais

Agronegócio de Mato Grosso lança projeto-piloto de conexão 5G

 

José Tomé, CEO do AgTech Garage, disse que, ao abordar o futuro da tecnologia móvel com o 5G, a parceria pode dar visibilidade a iniciativas transformadoras não só para o agronegócio brasileiro, mas para toda a economia. “Seguimos firmes em nosso propósito que é alimentar os empreendedores que irão alimentar o mundo.”

Segundo Thiago Peres, CEO e fundador da iPonia, o incentivo recebido da TIM e do Garage é essencial para o propósito da startup de tornar soluções com o 5G acessíveis para todos os produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e as pessoas

Em setembro de 2020, a TIM e o Garage já tinham selecionado três projetos inovadores voltados para o agronegócio, na busca de eficiência para o controle de pragas e doenças. Na ocasião, os projetos foram direcionados para empresas parceiras da TIM que participaram das seleção, como Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply