Skip to main content

O levantamento realizado pela consultoria AgRural constatou que 24% da área cultivada com soja na safra 2021/2022 estava colhida até a última quinta-feira (10/2), ante 16% da semana anterior e 9% de igual período do ano passado. Em Mato Grosso, os trabalhos com a colheita de mais da metade da área, seguido por Rondônia e Paraná.

Os analistas da AgRural observam que devido às chuvas ainda muito frequentes, em Mato Grosso a colheita tem avançado nos intervalos, com o produtor apressando-se para tirar a soja do campo antes que ocorram maiores problemas de qualidade. “Mas os índices de umidade e avariados seguem altos e tornam mais lenta a logística entre as lavouras e os armazéns. Também há queixa de grãos com excesso de umidade em Rondônia e Minas Gerais.”

Colheita da soja avança em safra atingida por condições climáticas adversas em várias regiões produtoras do país (Foto: REUTERS/Dane Rhys)

 

Segundo eles, nos demais estados, a colheita caminha conforme mais áreas vão ficando prontas e, nos estados com quebra de safra por estiagem, à medida que as seguradoras liberam o avanço das colheitadeiras. “No Paraná, os relatos de produtividade seguem muito baixos nas regiões oeste e sudoeste, confirmando as perdas por falta de chuva e calor, mas os rendimentos são melhores em outras regiões.”

Milho

O levantamento da AgRural também mostra que mesmo com chuva em Mato Grosso, o plantio da safrinha de milho 2022 também avançou bem na semana passada, chegando a 42% da área no Centro-Sul, contra 24% uma semana antes e bem à frente dos 11% do mesmo período do ano passado. A colheita do milho verão, por sua vez, alcançou 23% da área do Centro-Sul do Brasil, ante 17% um ano atrás.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2021/22 do Brasil em 128,5 milhões de toneladas. A produção total de milho, estimada por enquanto com base em linha de tendência de produtividade para a safrinha, é de 110,9 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply