Skip to main content

Você sabia que alguns dos melhores queijos do mundo são produzidos no Brasil? A produção brasileira conta com opções premiadas no mercado internacional, comprovando que sua diversidade é mundialmente reconhecida. E a variedade nacional é bem mais ampla do que se imagina, principalmente em relação aos sabores e texturas.

LEIA TAMBÉM: Estudo explica características que diferenciam queijo artesanal do Serro

Queijo do Serjão (Foto: Divulgação )

 

A regionalidade dá aos queijos brasileiros características singulares, como é o caso dos produzidos na Serra da Canastra, em Minas Gerais, que têm sabor forte, ácido e levemente picante, devido a fatores específicos como clima e solo.

Em setembro de 2021, o Brasil recebeu 57 medalhas no Mondial du Fromage, concurso mundial de queijos e laticínios, também conhecido como “Copa do Mundo dos Queijos”, realizado na França. O Brasil levou o segundo lugar na quantidade de medalhas conquistadas, ficando atrás apenas do anfitrião.

Além disso, cinco queijos brasileiros foram premiados na categoria Super Ouro, a mais alta da competição. Conheça.

1- Queijo Minas Artesanal Quilombo Na Cachaça – Ivacy Pires Dos Santos

Por ser feito na cachaça, seu aroma mistura cana, melado e caldo de cana. A massa é macia e cremosa, com sabor marcante. De acordo com o produtor, deve ser degustado aos poucos para que a experiência seja completa.

Queijo Minas Artesanal Quilombo Na Cachaça (Foto: Divulgação )

 

2- Canastra do Ivair – Reserva Super Ouro – Ivair José De Oliveira

Para ficar pronto, o Queijo Canastra do Ivair precisa de uma maturação média de 30 dias. Esse tempo é o que garante um sabor encorpado, massa macia, crocante e com aspecto amanteigado. Além disso, diferente do sabor tradicional dos queijos da Canastra, não é ácido, nem picante.

Queijo da Canastra do Ivair (Foto: Divulgação )

 

3- Queijo Santo Casamenteiro – Laticínios Cruzília

A criação é original dos queijeiros da Cruzília. O sabor e a textura cremosa vêm a partir da combinação do queijo de mofo azul com nozes, damasco e cream cheese. O nome Santo Casamenteiro surgiu da ideia de ser um queijo que tem a aparência de um bolo e a proposta celebrar a união dos casais.

Queijo Santo Casamenteiro (Foto: Divulgação )

 

4- Queijo Mandala 12 Meses – Pardinho Artesanal

O Mandala 12 Meses é produzido com um blend de no mínimo de 50% de leite de vacas Gir. As peças pesam aproximadamente 10 kg e são lavadas manualmente a cada semana, durante seus 12 meses de maturação. O sabor é amanteigado e a untuosidade é alta.

Queijo Mandala (Foto: Divulgação )

 

5- Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias – Sergio De Paula Alves

O queijo possui uma casca rústica com tons que variam entre branco e amarelo. A massa interior é macia e, por passar por um processo especial com maturação de 100 dias, o sabor é mais acentuado e a textura mais firme.

Queijo da canastra do Serjão (Foto: Divulgação )

 

 
 

saiba mais

Queijo do Marajó recebe indicação geográfica e selo que libera venda em todo país

Cinco dicas para preservar queijos no verão

 

 

 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply