Skip to main content

O atual bicampeão da Professional Bull Riders (PBR), José Vitor Leme, será o capitão da seleção brasileira que vai disputar a Global Cup, uma espécie de copa do mundo dos rodeios de touros, que será realizada em Arlington, nos Estados Unidos, no dia 5 de março. João Ricardo Vieira, Kaique Pacheco, Silvano Alves e Dener Barbosa completam a lista dos peões, anunciada nesta quinta (10/2) pelo técnico do Brasil, o acreano Robson Palermo, aposentado das arenas há quatro anos e homenageado em 2021 com o “ring of the honor” (anel de honra) da PBR, no ano passado.

LEIA TAMBÉM: Time do Brasil terá Robson Palermo como técnico na PBR Global CUP

José Vitor Leme, em montaria durante uma das etapas do mundial da PBR, em 2021. Bicampeão mundial será o capitão do Time Brasil na PBR Global Cup (Foto: PBR)

 

Cinco seleções disputam a Global Cup com o Brasil: México, Austrália, Canadá e duas dos EUA, que se identificam como Águias e Lobos. Nas quatro edições já realizadas, desde 2017, brasileiros e americanos estão empatados com duas vitórias. O Brasil venceu em 2018, em Sidney (Austrália) e em 2019, em Arlington. Não houve Copa em 2021 por causa da pandemia da Covid-19.

“Disputamos a Copa dois anos com um time muito bom e não ganhamos. Chegou a hora de dar a volta por cima, desempatar isso e tirar a baixa estima que ficou com as derrotas”, disse Palermo à Globo Rural, referindo-se aos anos de 2017, quando também foi o treinador do Brasil, e a 2021, quando foi auxiliar técnico do campeão mundial da PBR de 2008, Guilherme Marchi, e o país ficou apenas num decepcionante terceiro lugar.

Palermo diz que o Brasil tem muitos peões selecionáveis disputando rodeios nos Estados Unidos, mas fez a convocação baseado na performance atual e na força mental dos competidores. Os integrantes de sua equipe somam seis títulos mundiais. “Esse time monta há vários anos nos EUA e sabe reagir à pressão.”

saiba mais

Time do Brasil terá Robson Palermo como técnico na PBR Global CUP

Bicampeão mundial de rodeio em touros da PBR, José Vitor Leme já fez história. E quer mais: o tri, o tetra, o penta…

 

Como capitão da equipe, o papel de José Vitor Leme, o Vitinho, será manter o grupo unido e ajudar o treinador a escolher os touros que podem render boas montarias e as melhores notas. Pacheco, embora esteja se recuperando de uma lesão no ombro, foi campeão em 2018 e vice no ano passado. “Ele me disse que o ombro vai estar bom para a disputa em março”, diz Palermo.

João Ricardo, duas vezes vice-campeão mundial, está na liderança na atual temporada. Silvano foi tricampeão em 2011, 2012 e 2014. “Silvano, que é muito amigo meu, está caindo dos bois neste ano. Conversei com ele e disse que precisa voltar a montar bem para se manter na equipe”, conta Palermo. Barbosa é o oitavo melhor colocado no ranking desta temporada que tem quatro brasileiros no top ten. Luciano de Castro, o 9º colocado, é o reserva se Palermo precisar trocar alguém.

Leia mais sobre cultura e esportes

O técnico diz que, desta vez, a equipe não terá tempo de fazer um treino coletivo. “No ano retrasado, a gente se reuniu no rancho do Vitinho para um dia de treino. Agora, como mudou o cronograma do Mundial (com etapas quase todas as semanas e final marcada para maio), não vai ter esse tempo. Mas, todos estão montando regularmente e estão afiados.”

O evento de um dia terá duas rodadas de montaria, com três peões. Ao longo dessas rodadas, cada selecionado terá que montar pelo menos um touro. Após as rodadas iniciais, cada equipe selecionará um cavaleiro para a prova bônus. O campeão da Global Cup 2022 será o time com a melhor pontuação combinada em suas sete montarias.

Questionada pela Globo Rural sobre quem é o favorito desta Copa, a PBR americana foi diplomática. Avaliou que todos têm a chance de vencer e levar a coroa e a premiação. Na última Copa, em 2020, a equipe campeã dividiu US$ 100 mil.

Concorrentes

O atual campeão da Global Cup, os Eagles (Águias) – um dos times americanos – devem ser os principais adversários dos brasileiros. O time será liderado pelo texano Boudreaux Campbell e terá Mason Taylor, Chase Dougherty, Stetson Wright e Dalton Kasel. O técnico é Ross Coleman. Com exceção de Campbell, todos estão entre os 20 melhores da atual temporada.

Os Wolves (Lobos), o outro time americano, do treinador Ryan Dirteater, terá Stetson Lawrence, Keyshawn Whitehorse, Cannon Cravens, Cody Jesus e Dakota Louis. A seleção australiana foi escalada pelo treinador Troy Dunn com Brady Fielder, Ky Hamilton, Cody Heffernan e Callum Miller (Warwick, Queensland, Austrália). O quinto peão ainda será definido.

A equipe do Canadá do técnico Tanner Byrne terá Jordan Hansen, Dakota Buttar, Cody Coverchuk, Jared Parsonage e Brock Radford. Já os mexicanos entram na arena como Alvaro Alvarez Aguilar, Edgar Durazo, Javier Garcia, Jorge Valdiviezo e Francisco Morales. O treinador é Gerardo Venegas
Source: Rural

Leave a Reply