Skip to main content

A valorização do algodão no mercado externo têm elevado a paridade de exportação e ajudado a sustentar os preços internos da pluma, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta quarta-feira (9/2). O indicador medido pela instituição acumula uma valorização de 0,97% neste mês até a terça-feira (9/2), quando fechou a R$ 7,0501 por libra-peso.

"Vendedores não têm urgência em “fazer caixa”, e cotonicultores estão atentos ao bom desempenho da semeadura e ao desenvolvimento da nova safra. No geral, a liquidez segue baixa, o que também está atrelado à resistência de compradores em adquirir novos lotes a valores maiores, diante da dificuldade no repasse dos reajustes da matéria-prima aos manufaturados", diz o Cepea, em nota.

LEIA TAMBÉM: Algodão: plantio atinge 74% da área estimada no País, diz Abrapa

Em Mato Grosso, semeadura do algodão segue dentro da normalidade, de acordo com o Imea (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Em Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) registrou preços em queda na última semana, com a arroba valendo R$ 226,09. O valor é 0,98% menor que o da semana anterior, apesar da alta das cotações internaiconais na Bolsa de Nova York.

De acordo com os técnicos, o plantio acelerado da soja favocere a semeadura do algodão, com mais de 70% das áreas dentro da janela ideal de cultivo, qe vai até o fim de janeiro. E os modelos climáticos apontam ára chuvas acima da média para os próximos meses, o que tende a favorecer o desenvolvimento das lavouras do estado.

saiba mais

Algodão: comercialização da safra 2020/2021 no MT atinge 95,19%, diz Imea

Safra de soja em Mato Grosso deve ser 17% menos rentável para o produtor, estima Imea

 

"Diante do atual cenário, o Imea revisou a produtividade para 290,90@/ha de algodão em caroço, avanço de 0,99% em relação ao relatório passado. Por fim, com o ajuste feito nos rendimentos e a manutenção da área, a produção da safra 21/22 ficou estimada em 4,81 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,99 milhão de toneladas de pluma", diz o instituto, em boletim semanal.

A comercialização antecipada da safra nova segue acelerada, avalia o Imea. Com o plantio avançando de acordo com o esperado, o produtor voltou a negociar volumes maiores. Em janeiro, o total comprometido chegou a 62,94% da produção prevista para o ciclo 2021/2022. Os preços foram, em média 15,38% superiores aos negociados em dezembro de 2021.
Source: Rural

Leave a Reply