Skip to main content

As incertezas trazidas pelo avanço da variante ômicron do coronavírus e a seca que atingiu os estados da região sul do Brasil devem se refletir nos negócios durante a Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel (PR). Os organizadores afirmam, no entanto, que os números não são a principal preocupação. A avaliação dos dois primeiros dias é positiva e a expectativa é de uma movimentação maior até a sexta-feira (11/2), quando termina a edição deste ano.

"A feira vai andar. Vamos aguardar até sexta-feira", diz o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, em entrevista à Globo Rural, destacando o cumprimento de protocolos de saúde e de segurança, como uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel para os visitantes no recinto de exposições.

LEIA TAMBÉM: Evento no Show Rural Coopavel reúne 100 mulheres e discute participação feminina no agro

Show Rural Coopavel realiza 34ª edição, em Cascavel, no Paraná (Foto: Divulgação/Coopavel)

 

 

Em sua 34ª edição, a feira está menor por causa dos protocolos de saúde e segurança. Rizzardi reconhece que a chegada da variante ômicron do coronavírus ao Brasil trouxe incerteza em relação ao evento deste ano. Além disso, o Paraná, assim como os demais estados da região sul do Brasil, foi atingido por uma severa estiagem, que prejudicou a produtividade de lavouras de soja e milho de primeira safra.

Diante deste cenário, os organizadores evitam traçar uma estimativa de público ou mesmo do movimento financeiro dos negócios. "Estamos em um momento de não saber quantas pessoas viriam e a estiagem violenta pode refletir no volume de negócios", explica. "Mas o expositor veio com a consciência de que o produtor pode tardar um pouquinho a compra, mas não vai deixar de comprar", afirma Rizzardi.

saiba mais

Embrapa lança novas tecnologias no Show Rural Coopavel

Presidente da Cotrijal fala em "retomada do otimismo" com a Expodireto 2022

 

A Coopavel deve divulgar os números ao final do evento, informa Rizzardi. Na edição anterior, realizada em 2020, a cooperativa informou, de início, um volume de R$ 2,5 bilhões, revisado, depois, para R$ 2,7 bilhões.

Ele considera possível que os resultados sejam menores que os de dois anos atrás. Lembra, no entanto, que o agronegócio não interrompeu suas atividades durante a pandemia. E pondera que era importante retomar o evento presencial para apresentar as novas tecnologias para o produtor rural.

"O público está interagindo, querendo se familiarizar. Levar a tecnologia de forma presencial é a forma como o produtor assimila. O produtor quer perceber, sentir, ver, tocar. Dessa forma, ele compra a ideia de aplicar a tecnologia na propriedade", argumenta o coordenador do Show Rural.
Source: Rural

Leave a Reply