Skip to main content

Confira os destaques desta quinta-feira (03/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Preço da energia pode afetar grãos

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva destacou nesta quinta-feira (3/2) o impacto das tensões geopolíticas atuais nos preços de energia, sobretudo na Europa, e disse que também as cotações de grãos podem ser afetadas. Na avaliação dela, eventuais sanções duras do Ocidente contra a Rússia, em caso de invasão, teriam impacto em transações financeiras. Ao provocar problemas nas cadeias globais, a pandemia continua a puxar preços para cima.

Plantação de trigo (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

 

Acordo entre entre EUA e Brasil

Entrou em vigor O Protocolo sobre Regras Comerciais acertado entre Estados Unidos e Brasil, nesta quarta-feira (2/2). Assinado em outubro de 2020, ainda sob a gestão de Donald Trump nos EUA, o documento estabelece uma série de pontos que visam agilizar os processos de comércio entre as duas maiores economias da América. Em comunicado, o vice-representante comercial dos EUA, Jayme White, classificou o protocolo como "um investimento de longo prazo" nas relações bilaterais.

Movimentação de contêiner no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic, juros básicos da economia, de 9,25% para 10,75% ao ano. A taxa atingiu os dois dígitos pela primeira vez desde julho de 2017, quando também estava em 10,25% ao ano. Esse foi o oitavo reajuste consecutivo na taxa Selic. A elevação da taxa Selic, decidida quarta-feira (02/02) pelo Banco Central, continuará a encarecer o crédito e as prestações, diz a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Sede do Banco Central em Brasília, no Distrito Federal (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

 

Preço dos alimentos

Os preços mundiais dos alimentos subiram em janeiro e permaneceram perto das máximas de 10 anos, liderados por um salto no índice de óleos vegetais, disse a agência de alimentos da ONU nesta quinta-feira (03/02). O indicador de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve uma média de 135,7 pontos no mês passado, contra 134,1 revisados ​​para cima em dezembro. Os preços mais altos dos alimentos contribuíram para um aumento mais amplo da inflação à medida que as economias se recuperam da crise do coronavírus.

feira livre (Foto: REUTERS/Luis Cortes)

Emprego no campo

A agropecuária acumulou em 2021 o maior saldo positivo de empregos formais desde 2011, de acordo com análise feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As admissões superaram as demissões em 140,9 mil entre janeiro e dezembro do ano passado. O saldo de 2021 também é quase quatro vezes maior que o de 2020, quando o número de contratados foi 36,6 mil maio que o de dispensados.

De acordo com a CNA, agropecuária respondeu por 5,2% dos empregos com carteira assinada no Brasil em 2021 (Foto: (Foto: Getty Images))

 

Rússia bloqueia exportações de nitrato

O governo russo anunciou a proibição das exportações do NAM desde esta quarta-feira (02/02) até o dia 1º de abril. O Ministério da Agricultura do país alegou haver necessidade adicional do nutriente no mercado interno em virtude do atraso na semeadura da safra de primavera. O bloqueio das exportações russas de nitrato de amônio (NAM) por dois meses eleva as chances de desabastecimento do produto no mercado brasileiro, avalia o diretor de Fertilizantes da consultoria StoneX, Marcelo Mello.

O NAM (ou NH₄NO₃) é um composto químico amplamente utilizado como fertilizante nas plantações agrícolas (Foto: Reprodução/Getty Images)

 

Índia faz acordo com a Rússia

A Índia está em negociações governamentais com a Rússia para o fornecimento de fertilizantes no longo prazo, disseram fontes do governo e industriais, à medida que o país asiático busca se proteger da instabilidade geopolítica e da alta de preços. O ministro de Fertilizantes Mansukh Mandaviya junto com autoridades de empresas indianas de fertilizantes visitarão Moscou mais tarde neste mês ou no início de março para discutir acordos com o ministro de comércio russo, Denis Manturov, disseram as fontes do governo.

Esta é a primeira vez em 30 anos que o governo indiano estará envolvido em negociações plurianuais de importaçãopara fertilizantes (Foto: Thinkstock)

 
Source: Rural

Leave a Reply