Skip to main content

O Ministério da Agricultura publicou nesta quinta-feira (3/2) a Portaria nº 516 que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja que deverão ser seguidos por 20 Estados e o Distrito Federal em 2022. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

LEIA TAMBÉM: Embarque de soja do Brasil pode ser recorde neste mês após janeiro abaixo do esperado

Vazio sanitário da soja é adotado para evitar a propagação da ferrugem asiática (Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

"O vazio sanitário da soja já vinha sendo adotado por 14 estados produtores de soja nos últimos anos. No entanto, para reforçar a sua importância e aumentar os seus efeitos, o Mapa ampliou sua abrangência para 21 unidades da federação, além de aumentar o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo de 60 para 90 dias", explica em nota a coordenadora-geral de Proteção de Plantas, Graciane de Castro.

O vazio sanitário é o período contínuo em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

saiba mais

Céleres corta estimativa para soja do Brasil em quase 10 mi toneladas

AgRural reduz estimativa de safra de soja para 128,5 milhões de toneladas

 
Source: Rural

Leave a Reply