Skip to main content

A frente fria que avança desde quinta-feira (3/2) sobre o Sul já levou chuva a algumas áreas de todos os estados da região. Para os próximos dias, a tendência é a manutenção dessas precipitações, mas de forma irregular. Com isso, a chuva deve ocorrer, mas mal distribuída e em volumes baixos. De acordo com a Rural Clima, somente no Paraná, oeste de Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul há chances de chuvas generalizadas durante o final de semana.

LEIA TAMBÉM: Safra de arroz deve ter perdas de 7% a 10% no Rio Grande do Sul

As chuva até caem sobre o Sul, porém ainda na forma de pancadas, insuficientes para amenizar as perdas nas lavouras (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Na segunda-feira (4/2), o tempo volta a abrir em todos os estados, impossibilitando a manutenção da umidade do solo. "Consequentemente, essas chuvas irregulares poderão agravar as perdas, principalmente no caso da soja e do arroz. As condições são bastante preocupantes para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Depois de uma semana de chuvas diárias, o tempo abre na faixa leste de São Paulo. Porém, ainda há previsões de chuva no oeste do estado paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais ao longo da sexta-feira (4/2). "A partir de sábado (5/2), áreas de instabilidade ganham força e trazem novas chuvas recorrentes sobre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo".

No começo da semana, há possibilidades de abertura de tempo e uma condição melhor, mas não se descarta a possibilidade de chuva todo dia sobre o Sudeste. Santos afirma que isso é desfavorável ao pleno andamento da colheita, tratos culturais e pleno desenvolvimento das lavouras devido às baixas taxas de radiação solar.

saiba mais

Plantio de soja está quase concluído no RS; colheita de milho verão chega a 42%

Emprego no campo tem o maior saldo positivo desde 2011

 

Apesar do final de semana ser de chuva na forma de pancadas no Centro-Oeste, no domingo (6/2) para segunda-feira (7/2), o avanço de uma frente fria vai trazer de volta corredores de umidade sobre a faixa central do país, e com isso, há previsões que a segunda semana de fevereiro seja marcada por períodos de chuva intermitentes. "Muito cuidado com as dessecações, posterior colheita da soja e plantio da segunda safra de milho e de algodão", alerta Santos.

A sexta-feira (4/2) mantém o tempo relativamente aberto com condições boas para o dia a dia das fazendas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Porém, assim como no Centro-Oeste, no final de semana e no início da próxima, a tendência é de chuva com "cara" de invernada. Com isso, a segunda semana de fevereiro volta a ser marcada por chuvas diárias que dificultam o dia a dia do produtor e a realização dos tratos culturais.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply