Skip to main content

Graças à instalação de um açude, o produtor Thiago Coelho Rodrigues consegue obter renda pela agricultura orgânica e ainda ter a oportunidade de acessar créditos de carbono pela produção sustentável da agricultura regenerativa. Tudo isso em Betânia do Piauí, no sertão nordestino, onde a disponibilidade de água é cada vez menor. 

Thiago conta que o açude chegou à região por meio da Escola Beta. O projeto quer, através da construção ou reforma destas estruturas, levar acesso à renda para famílias da agricultura familiar. Como resultado, de 2019 até o momento, 210 milhões de litros de água foram retidos anualmente e revertidos em alimento, higiene e renda. 

Escola Beta, em Betânia do Piauí, leva cisternas à agricultura familiar (Foto: José Carlos)

 

“Ensinamos formas de reter a água no solo, aproveitá-la para o crescimento de vegetação adequada e converter isso em resultado financeiro”, diz João Costa Lima, co-fundador da Escola Beta, ao dizer que o princípio base, além de levar água às populações, é incentivar o cuidado do solo com a prática da agricultura regenerativa. 

saiba mais

Agricultura regenerativa: sustentável e rentável para o produtor rural

 

Segundo João, um açude médio retém anualmente por volta de 15.000.000 de litros de água de chuva. Sem a existência do açude, a água costuma ser levada para a região semiárida por meio de caminhões pipa. "Cada açude construído evita a emissão de 150.000 litros de diesel. Além de possibilitar acesso à água e melhor produção, é possível evitar poluição do ar", reforçou.

Do ponto de vista de Thiago, outro benefício do projeto é que as opções de comercialização se expandiram. "É uma agricultura que não usa agrotóxicos. As pessoas gostam de saber que é orgânico e isso aumentou nosso mercado. A escola abriu a oportunidade para comercializar na cidade e isso mudou muito a realidades das pessoas.", afirmou. 

Saiba mais sobre sustentabilidade e meio ambiente no site da Globo Rural

Em paralelo aos processos produtivos gerados pela água e a queima de combustível fóssil evitada, todo esse processo gera créditos de carbono. “É a venda desses créditos que financia todo o nosso trabalho. Nossa meta é chegar até 2023 com 1 bilhão de litros represados e até 2030 com 5 bilhões de litros, atuando em mais cidades. Existem 1.200 cidades que podem ser transformadas, somente no Brasil,” projeta João.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply