Skip to main content

Confira os destaques desta terça-feira (01/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

 

Suspensão de frigoríficos

 

O feriado de ano novo lunar, comemorado na China até o dia 8 de fevereiro, pode atrasar os pedidos de explicação enviados pelo governo brasileiro à China sobre a suspensão da autorização de exportação de carne de frango de dois frigoríficos localizados em Mato Grosso do Sul e Goiás. Dentre as possibilidades aventadas pelo mercado para a suspensão estão desde problemas na rotulagem e nas instalações das fábricas até uma possível contaminação por Covid-19 em lotes enviados ao país.

China responde por cerca de 14% do total das exportações brasileiras de carne de frango. (Foto: Reprodução)

 

Gasolina

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta terça-feira (01/02) que há maior possibilidade de avançar uma redução de impostos que incidem especificamente sobre o diesel, questionando eventual extensão do benefício à gasolina. Sem citar nomes, o ministro afirmou que a oposição está, às vezes, dentro do próprio governo, ressaltando que “muita gente não entendeu” que o Brasil precisa seguir com uma transição econômica.

Ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento no Palácio do Planalto em Brasília (DF) (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

Leite

Segundo análise mensal do produto publicada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a tendência é de queda dos preços pagos aos produtores de leite. Apesar do aumento na produção de leite nos últimos meses o volume adquirido de produto sofreu uma queda no acumulado de 2021, reflexo dos altos preços de insumos, combustíveis e energia.

Custos de produção tem registrado sucessivas altas enquanto tendência é de queda nos preços (Foto: Valdemir Cunha/Ed. Globo)

 

 

Dados florestais

Pesquisadores revelaram na segunda-feira (31/01) a maior base de dados florestais do mundo, compreendendo mais de 44 milhões de árvores individuais em mais de 100.000 locais em 90 países – ajudando-os a calcular que a Terra tem cerca de 73.300 espécies de árvores. O novo número é maior do que as estimativas anteriores, a América do Sul, que abriga a floresta amazônica, 43% das espécies de árvores do planeta.

Vista aérea de área da fronteira do Cerrado com a Floresta Amazônica (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Boi

 

As exportações de carne bovina do Brasil avançaram 31% em janeiro no comparativo anual conforme dados do governo federal divulgados nesta terça-feira (01/02). O país conseguiu elevar os embarques para seu principal comprador, a China, após um embargo de mais de 90 dias. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 140,5 mil toneladas da proteína in natura no mês passado.

Carne bovina (Foto: CNA/Wenderson Araujo)

Maus-tratos de girafas

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro notificou na segunda-feira (31/01) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a iniciar os procedimentos necessários à devolução de 15 girafas importadas ilegalmente da África do Sul pelo Zoológico do Rio de Janeiro (BioParque). O MPF também solicitou ao empreendimento esclarecimentos sobre o registro e as circunstâncias da morte das três girafas.

Após ser acionada para investigar a morte de três girafas em um resort safari de Mangaratiba (RJ), a Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante de dois homens, sob a acusação de maus-tratos na última quarta-feira (26/01) (Foto: Arquivo/EBC)

 

Imposto do milho

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) analisou a proposta parlamentar de criação de imposto de 15% sobre a exportação de milho brasileiro como algo sem justificativa. Para o diretor geral da Anec, Sérgio Mendes, o imposto iria prejudicar a competitividade do cereal nacional no mercado externo, dificultando as vendas externas. A ideia da taxação da exportação de milho é da deputada federal Soraya Manato (PSL-ES) que propõe a tarifa de 15% sobre cereal exportado até 31 de dezembro deste ano.

Carregamento de milho (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply