Skip to main content

Quem acha que a pimenta malagueta (Capsicum frutescens) é muito picante vai se surpreender com essa lista das dez pimentas mais picantes do mundo elaborada pelo site espanhol Coolthelifestyle. A popular dedo de moça tem uma ardência de 5 mil e 15 mil na escala Scoville, enquanto a  malagueta fica em 75 mil, bem distantes da campeã mundial, que chega a 2,2 milhões na escala.

LEIA TAMBÉM: Como plantar pimenta-do-reino? Especialista responde

Pimenta Carolina Ceifeira é a mais picante do mundo, segundo o Guinness (Foto: Flickr/The Chili Life)

 

A escala serve para comparar o grau de ardência de pimentas a partir de um teste que consiste na diluição da pimenta em solução de água com açúcar a quantidade de vezes necessária para que a ardência não seja mais detectável pelo paladar humano.

Wilbur Scoville inventou a escala por volta de 1910.  Medida em Unidades de Calor Scoville (SHU, na sigla em inglês), a escala mede a quantidade de capsaicina, que é um componente químico concentrado nas sementes que estimula o receptor térmico da pele. Ou seja, causa a ardência, ou sensação de queimação, na boca ou garganta.

Na lista das dez mais ardentes, cinco são de Trinidad Tobago. Confira o ranking, começando pelas “menos” picantes.

10ª mais picante: Red Habanero Savina: 500.000 SHU

Criada na Califórnia (EUA), essa cultivar da pimenta Capsicum chinense foi obtida pela seleção para obtenção de frutos maiores, mais picantes e ácidos.  Foi a pimenta mais ardida do mundo quando a escala Scoville foi criada.

 

saiba mais

Conheça a pimenta habanero

 

 

9ª – 7 Red Pot Gigante: 1.000.000 SHU

De Trinidad Tobago, Ganhou esse nome devido a sua capacidade de aquecer sete potes de ensopado em pouco tempo. É uma pimenta muito rara de encontrar. Existem três variações de cores: vermelho, laranja e chocolate (marrom). Usada em cruzamentos de variedades para tentar produzir a nova pimenta mais ardida do mundo.

saiba mais

Como cultivar pimentas para decoração

 

8ª – 7 Pot Barrackpore: 1.000.000  SHU

Outra pimenta da cidade de Chaguanas, em Trinidad e Tobago. Encontrada em diferentes formas, aparências, tamanhos e cores. A estrutura dela se parece com a Bhut Jolokia, mas é um pouco maior e mais amarga.

7ª – Bhut Jolokia: 1.041.427  SHU

De origem indiana, também conhecida como pimenta fantasma. É considerada 400 vezes mais quente que o tabasco. O efeito dela começa na língua: quando é mordida, se rompe e libera a capsaicina, estimulando os receptores de calor e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada. Também altera o equilíbrio térmico do corpo, provocando ondas de calor e suor.

6ª – Naga Viper: 1.349.000  SHU

É o resultado da mistura de diferentes pimentas e anos de polinização cruzada. Ficou com o título como a pimenta mais quente do mundo do Guinness World Record em 2011. É fruto de pesquisa da empresa Chili Pepper Company de Cumbria, na Inglaterra, conhecida por tentar se superar no desenvolvimento de pimentas fortes.

5ª – Trinidad Scorpion Butch T: 1.463.700  SHU

Nativa de Trinidad e Tobago, seu nome vem do responsável por espalhar suas sementes, Butch Taylor. O apelido 'escorpião' vem de sua grande semelhança com a picada deste animal. É tão pungente que deve ser manuseada com luvas de proteção e a exposição do olho pode causar cegueira temporária. Foi considerada a pimenta mais quente do mundo em 2012, pelo Chile Pepper Institute de New Mexico Sate University, manteve o título por três anos, mas não entrou para o Guinness World Record. É muito utilizada na fabricação do famoso spray de pimenta.

4ª – 7 Pot Primo: 1.469.000  SHU

É um cruzamento entre uma Naga Morich e uma Trinidad 7 Pot. Foi criada por Troy Primeaux, (apelido Primo), um horticultor da Louisiana. A pele é irregular e cheia de espinhas. Tem uma semente difícil de obter e replicar.

3ª- 7 Pot Douglah: 1.853.936  SHU

Esta pimenta de Trinidad é considerada um dos melhores sabores e pode ser consumida tanto na forma sólida quanto em pó. Ela nasce verde, mas quando amadurece a cor de sua pele se torna marrom chocolate. Se parece muito com outras pimentas picantes em forma de habanero, com cerca de cinco centímetros de comprimento.

2ª – Trinidad Moruga Scorpion: 2.009.231  SHU

Também de Trinidad, da cidade de Moruga, foi descoberta recentemente e já entrou no ranking. O consumidor dessa pimenta precisa apenas colocar a língua sobre ela para ficar com coceiras na boca.

1ª – Carolina ceifeira: 2.200.000  SHU

A pimenta mais ardida do mundo tem seu título reconhecido pelo Guinness World Record desde 2017. Foi criada por Ed “Smokin” Currie que dirige  a PuckerButt Pepper Company localizada nos Estados Unidos. É tão forte que o uso de luvas é quase obrigatório na sua manipulação. É cultivada no Brasil por Fábio Tuma, conhecido como The Pepperman, em sua propriedade na cidade de Monte Alegre do Sul (SP).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply